Vitória: Estudo aponta a capital capixaba como 1º lugar em saúde no País
A qualidade de vida e dos serviços é um dos pilares de Vitória. Essa característica é mais uma vez comprovada no levantamento realizado pela consultoria Urban Systems, que, em parceria com a revista Exame, mapeou mais de 700 cidades com o objetivo de definir as que têm maior potencial de desenvolvimento do Brasil. Veja o estudo.
A capital capixaba ocupa a sétima posição no ranking das 50 cidades mais inteligentes do Brasil – o Rio de Janeiro lidera a lista -, ficando em primeiro lugar em saúde e terceiro em educação. O estudo será apresentado durante o evento Connected Smart Cities 2015, em São Paulo. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, viajou para São Paulo nesta segunda-feira (3) para receber a premiação.
A consultoria analisou 70 indicadores de 11 áreas da gestão pública: economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação. De acordo com o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, “as cidades inteligentes têm sustentabilidade econômica, promovem a qualidade de vida e preservam o meio ambiente”.
Com a nota 4,4, Vitória ficou no topo do ranking de saúde das cidades inteligentes. O sistema Prontuário Eletrônico contribuiu para alcançar o resultado. Implantado em toda a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o software Rede Bem Estar interliga os equipamentos (unidades de saúde, prontos-atendimentos, farmácias, laboratórios, consultórios odontológicos, centros de referência e de especialidades) em um único sistema.
Seu principal objetivo é reunir no prontuário eletrônico do paciente dados produzidos em formatos diversos (atestados, receitas médicas, radiografia, ultrassonografia, entre outros) utilizando a assinatura digital. O sistema permitiu aumentar a quantidade de atendimentos na rede pública municipal e também oferece aos paciente a oportunidade de avaliar os serviços através de torpedo (SMS).
“A assinatura digital foi um dos grandes avanços na saúde, pois aumentou a segurança e diminuiu em 100% as fraudes em atestados. É uma honra poder receber esse prêmio pelas inovações que estamos fazendo na gestão. Esse é um reconhecimento do nosso trabalho para tornar a cidade de Vitória cada dia melhor para morar, visitar e trabalhar”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Vitória é a capital mais bem posicionada no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), indicador elaborado pelo Ministério da Saúde que avalia os serviços prestados pela rede pública. “Esse é um dos resultados da gestão compartilhada de Vitória, onde servidores, gestores e população se unem para construir soluções para os problemas cotidianos e que trazem impactos cada vez mais positivos para toda a cidade”, destacou a secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning.
Eshoje/noticia10
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…