Vitória: Atividades vão marcar temporada de observação de baleias jubarte
Os preparativos para a abertura do turismo de observação das baleias jubarte no litoral capixaba estão a todo vapor. A programação começa na próxima quinta-feira (6), em Vitória, e conta com uma série de atividades que visam à promoção de um turismo sustentável e à divulgação do potencial do Estado na área.
“Em março, iniciamos um Grupo de Trabalho (GT) com representantes de diversos segmentos com vistas ao fortalecimento da cadeia de turismo de observação de baleia no Espírito Santo. Desse GT, foi criada, em parceria com os institutos, uma programação preparatória para a temporada 2019, que inclui capacitação, palestras, Simpósio Latino Americano, atividades educativas e evento festivo”, adianta o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.
A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Vitória, Governo do Estado, Prefeitura de Vila Velha, Sebrae, Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e Instituto Canal.
Segundo dados do Observatório do Turismo da PMV, na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas, a bordo de 38 expedições, tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Durante o período, foram realizadas oito expedições de pesquisa e monitoramento, com média de avistamento de 10 baleias por embarque.
A programação preparatória da temporada da baleia começa com a capacitação dos profissionais marítimos e operadores turísticos. A abertura será realizada no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, na quinta (6), e deverá reunir cerca de 60 profissionais do ramo, como guias turísticos, monitores, mestres de embarcações, entre outros.
De acordo com o presidente do Instituto Canal, Sandro Firmino, o curso tem como objetivo passar orientações sobre o contato com os animais, como regras de aproximação e normas de navegação para as embarcações.
“Durante o passeio, deve haver o cuidado para não prejudicar os animais, que buscam o litoral capixaba para se reproduzir e amamentar os seus filhotes. Desse modo, o curso visa ao desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável, respeitando o habitat das baleias”.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…