Home Cidade e Região Espírito Santo Vila Velha: Comerciantes têm um ano para acabar com canudinhos de plástico.
Espírito Santo - 17 de setembro de 2018

Vila Velha: Comerciantes têm um ano para acabar com canudinhos de plástico.

Bares, restaurantes e vendedores ambulantes terão um ano para se adaptar à nova lei que proíbe o uso de canudinhos de plástico em Vila Velha. O objetivo é proteger o meio ambiente e os animais marinhos que comem o material e acabam morrendo. No município, o prefeito sancionou uma lei que proíbe o uso de canudos em bares, restaurantes e no comércio, o projeto de lei, foi aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito Max Filho. Os canudos deverão ser substituídos pelo biodegradáveis.

O processo de decomposição natural de material plástico pode levar até 400 anos, segundo o ambientalista Petrus Lopes. Petrus realiza ações de limpeza de áreas naturais, e disse que medidas assim contribuem para a manutenção do meio ambiente. Mas, para que os impactos positivos sejam logo percebidos, é preciso que a população também mude alguns hábitos. A lei só deverá entrar em vigor daqui a um ano, tempo para que a indústria e os comerciantes se ajustem. O prazo inicial, proposto pela câmara era de 6 meses, mas foi ajustado.

Assim que estiver valendo, a multa prevista para quem não colocar a nova medida em prática, é de 150 valores de referência, algo em torno de R$ 750. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Noticia10/TV vitória

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…