Home Cotidiano Política Vereadores do Extremo Sul criam gabinete compartilhado para fortalecer ações regionais
Política - 1 semana atrás

Vereadores do Extremo Sul criam gabinete compartilhado para fortalecer ações regionais

Iniciativa pioneira une parlamentares de diferentes partidos para atuar em conjunto por infraestrutura, turismo e desenvolvimento sustentável.

Em uma iniciativa inédita no Extremo Sul da Bahia, quatro vereadores de diferentes cidades e partidos políticos decidiram romper barreiras ideológicas e fronteiriças para criar um gabinete compartilhado. Bruno Leal (PV, Ibirapuã), Felipe Tigre (PSD, Mucuri), Fernando Batista (Republicanos, Mucuri) e Rayssa Nascimento (PSD, Nova Viçosa) se uniram para formar uma frente legislativa regional, ampliando o alcance de suas ações e fortalecendo o diálogo com o governo estadual e federal.

“O gabinete compartilhado permite que nossas demandas tenham mais força e cheguem com mais impacto às esferas estadual e federal. A população ganha quando os vereadores trabalham juntos, independentemente de partido, estamos falando de um modelo que vai além dos interesses individuais. A união é o único caminho para enfrentarmos desafios que impactam todos nós”, destacou Bruno Leal.

A proposta segue modelos bem-sucedidos ao redor do mundo, como o Caucus Progressista do Congresso dos EUA, que reúne parlamentares com pautas comuns para defender políticas públicas de forma articulada. Ou como a “Rede Parlamentar de Cidades Inteligentes” na Europa, que une legisladores para discutir tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento urbano ou ainda como o “Joint Constituency Office” do Reino Unido, onde legisladores de partidos distintos trabalham juntos por demandas regionais.

Além de unificar esforços, o grupo já começou a discutir pautas prioritárias, como a melhoria dos serviços da Coelba na região, estratégias para impulsionar o turismo, melhorias na infraestrutura e o fortalecimento da agricultura familiar. “A gente percebe que muitos problemas da nossa região são comuns entre os municípios. Atuar coletivamente é uma maneira mais eficaz de buscar soluções concretas”, pontuou Felipe Tigre.

A iniciativa já começa a mobilizar ações mais concretas e ampliar o raio de atuação desses mandatos, em abril, a frente de vereadores receberá o deputado Alex da Piatã, presidente da Frente Parlamentar de Saúde da Bahia, para debater melhorias no atendimento médico regional e outras demandas prioritárias. A criação desse gabinete compartilhado não apenas fortalece os mandatos de cada vereador, mas também inaugura um novo capítulo na forma de fazer política no Extremo Sul da Bahia.

Para Fernando Batista, a iniciativa demonstra maturidade política e compromisso com a população. “Estamos rompendo um modelo ultrapassado de política municipalista isolada. Nosso objetivo é criar uma ponte entre as cidades e ampliar a representatividade regional. Essa frente deve ser o norteador e um entendimento de maturidade política e quem sabe, com o resultado de nossas atuações, possamos inspirar outros vereadores de outros municípios.

A vereadora de Nova Viçosa, Rayssa Nascimento, única voz feminina, até o momento no grupo, reforçou que essa frente legislativa coloca a região em um novo patamar de articulação. “Com essa união, conseguimos mais visibilidade e influência para defender nossos municípios. É uma inovação que pode transformar a forma como os legislativos municipais atuam e só fortalece a ideia de que, quando o foco é o povo, ideologias e siglas precisam ficar em segundo plano.”, disse.

“A criação desse gabinete compartilhado é um exemplo de como a política pode ser reinventada. Esses vereadores estão mostrando que o trabalho coletivo é o caminho para resolver problemas reais. Isso tem dado muito certo no mundo e ao replicar essa abordagem aqui, os vereadores demonstram que a colaboração pode transcender barreiras políticas e geográficas, criando soluções inovadoras para questões locais.”, disse o deputado Alex da Piatã, elogiando a iniciativa.
Noticia10

Check Also

Mucuri: Município busca melhorar a alfabetização com avaliações inovadoras e tecnologia educacional

Entre os dias 17 e 27 de março, Mucuri deu um passo inovador na educação ao realizar as pr…