Vai pedalar? Então siga essas dicas e tenha um ótimo pedal no mountain bike.
A prática do mountain bike é uma ótima maneira de escapar e vagar pela natureza, mas para que as suas primeiras saídas sejam prazerosas, evite os imprevistos. Saídas mal preparadas ou mal planejadas, uma bicicleta inadequada ou em mau estado, e tudo pode tornar-se tedioso. Aqui estão algumas dicas para um passeio bem sucedido de mountain bike…
Um bom aquecimento para um bom passeio/treino de MTB
Muitas vezes negligenciado, o aquecimento é muito importante em Mountain Bike. Durante esta fase, seu organismo aumenta progressivamente a temperatura. Ele precisa de tempo antes de funcionar a todo vapor! Além disso, ao planejar sua rota, evite “grandes obstáculos” no início do passeio. Se permita alguns quilômetros para se aquecer. Outra precaução: não se esforce muito nesse período.
Para aquecer bem:
Escolha uma marcha leve que lhe permita pedalar sem forçar demais
Pedale lentamente no início
Aumente gradualmente a intensidade do seu esforço
Verifique o estado da sua bicicleta
Para ter sucesso em seu passeio/treino de Mountain bike, seu material deve estar em perfeito estado. Você deve verificar pneus, barulhos anormais, freios e suspensão. Quanto mais os controles e manutenções da bicicleta forem realizados regularmente, menor será o risco de problemas mecânicos. Finalmente, para ter sucesso em seu passeio, pense também sobre os pequenos riscos que podem ocorrer: queda, um pneu furado, uma corrente quebrada. Para remediar isso, leve com você o mínimo de ferramentas. Pensamos, em particular, na bomba, no kit de reparação e na corrente de reposição.
Pegue o ritmo certo: o seu!
Cada participante de uma saída de bicicleta tem o seu nível e é por isso que você precisa encontrar o seu ritmo. Nada adianta estar o tempo todo acelerado para seguir o ritmo imposto pelos companheiros. Você se arrisca a gastar muita energia na largada e no final o pedal se torna difícil.
O cansaço acumulado pode fazer com que você perca a lucidez e o risco de queda aumenta.
Cada um tem seu próprio ritmo, então, respeite o seu!
Escolha bem a sua rota
Prepare a sua rota tendo em conta o seu nível e suas capacidades atuais. Se você não pedalou muito, encontre um circuito curto e lembre-se de deixar alguns pontos de retorno. Você poderá chegar mais rápido em casa ou no seu carro em caso de cansaço excessivo ou falha. Da mesma forma, quando você definir sua rota, evite enfrentar todas as encostas da região! Tente encontrar um meio termo entre prazer e sofrimento. Você poderá endurecer suas rotas de mountain bike durante os passeios e respeitar seu progresso.
Alimentar-se e hidratar-se com frequência
A alimentação e a hidratação são muitas vezes negligenciadas, especialmente quando está frio. Evite esse erro! Traga água suficiente, alguma geleia de frutas, barra de cereais ou frutas secas. Tenha o hábito de se hidratar com um gole a cada 10-15 minutos, ou mais, se estiver quente. Da mesma forma, mordiscar regularmente ao longo do seu passeio, desde a primeira hora de pedalada. Estas simples ações afastam a fome, o aparecimento de cãibras ou falhas que podem transformar o fim do seu passeio em um pesadelo.
Um passeio bem sucedido em MTB baseia-se em alguns bons hábitos. Escolha uma rota adequada, verifique a condição da sua bicicleta, encontre seu ritmo e siga algumas boas práticas de hidratação e alimentação… Assim você evita muitas decepções e continua amando esse maravilhoso esporte que é o mountain bike.
Itanhém: servidora da APAE procura por familiares de seu pai em Mairi-BA
A servidora da APAE da cidade de Itanhém, no extremo-sul da Bahia, Sandra Regina Pereira d…