Home Cidade e Região Minas Gerais UFVJM para as cidades de Araçuaí, Capelinha e Almenara ganha sinal verde do secretário executivo do MEC e avançam
Minas Gerais - 29 de março de 2014

UFVJM para as cidades de Araçuaí, Capelinha e Almenara ganha sinal verde do secretário executivo do MEC e avançam

 

O projeto de expansão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para as cidades de Araçuaí, Almenara e Capelinha está mais próxima de se tornar realidade. O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa, solicitou que o reitor da Universidade, Pedro Ângelo, encaminhe o plano pedagógico e administrativo, contendo informações sobre os cursos, professores e técnicos necessários e também sobre os terrenos onde os campi deverão ser instalados. “A interiorização da UFVJM, contemplando o Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha é um caminho sem volta”, declarou o deputado Reginaldo Lopes. O pedido do MEC foi feito no último dia 19, em reunião promovida por Lopes em Brasília e que contou com a participação de Costa, do reitor Pedro Ângelo, do prefeito e vice de Araçuaí , Armando Paixão e Rita Capdeville, respectivamente, da prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz e do prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina.

O parlamentar lembrou que a articulação para expansão da UFVJM iniciou em 2011, a partir da segunda etapa da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que contemplou a abertura de novas vagas nas instituições federais, além da criação de novas universidades e novos campi. Em 2012, o Conselho Universitário aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, que prevê a instalação de campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara. Já no ano passado foi a vez de definir os terrenos, áreas do conhecimento e cursos que serão ofertados em cada cidade. E agora foi apresentado o plano pedagógico, recebido com elogios pelo MEC. O Prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, está muito otimista com o avanço do projeto de instalação do campi na cidade de Capelinha, Alto Jequitinhonha.

“A cada dia que passa, vemos que nosso sonho vem se tornando realidade, sabíamos que seria um processo de várias etapas, mas estamos muito otimistas em ver que estamos vencendo cada uma delas e esperançosos que  muito em breve, estaremos iniciando as obras da universidade em nossa Capelinha” – disse O secretário executivo do Ministério ressaltou que a data certa para o início da implantação dependerá da aprovação, no Congresso, de um projeto de lei que garante mais professores e técnicos administrativos para as instituições federais de ensino superior. A criação dos campi está prevista dentro da terceira expansão da rede federal de ensino que será realizada pelo Governo Federal entre os anos de 2015 e 2018. “Isso é compromisso de alma e de irmão, enquanto eu tiver representação na vida pública vou trabalhar para que o Vale do Jequitinhonha receba três unidades da UFVJM para fazer jus às distâncias da região e a sua diversidade”, afirmou Lopes.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…