Home Segurança pública Polícia Uberlândia: Presos constroem brinquedoteca para crianças e adolescentes.
Polícia - 11 de janeiro de 2016

Uberlândia: Presos constroem brinquedoteca para crianças e adolescentes.

 

Quatro detentos do Presídio Professor Jacy de Assis, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, trabalham na construção da brinquedoteca do Lar Espírita Maria Lobato de Freitas. Por meio de um convênio com a Prefeitura de Uberlândia, a instituição oferece atividades artísticas e lúdicas para 110 crianças e adolescentes, a maioria em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.

O novo espaço proporcionará tanto o acesso a brinquedos, quanto às novas oficinas de dança, capoeira, atividades culturais, entre outras. Com entrega prevista para o fim de fevereiro, o salão, de 100 metros quadrados, custará R$ 47 mil. A verba é proveniente de penas de prestações pecuniárias aplicadas nos processos do Juizado Especial de Uberlândia.

O juiz Lourenço Migliorini diz que já foram realizadas várias parcerias com o sistema prisional para a execução de obras e reformas em prédios públicos da cidade. Ele acredita que essa é uma forma de dar oportunidade de ressocialização ao preso, por meio do trabalho, dando, ao mesmo tempo, uma contribuição para a sociedade que vai recebê-lo de volta no fim da pena. O trabalho dos presos foi também um fator de economia para o Lar Espírita, segundo a presidente da instituição, Eleonora Ribeiro. “O dinheiro aprovado pela Justiça era suficiente apenas para pagar o material. Não teríamos condições de executar o projeto sem a mão-de-obra carcerária”, diz.

O diretor adjunto do Presídio Professor Jacy de Assis, Luciano Cunha, observa que esse tipo de obra serve também de aprendizado para muitos presos sem nenhuma experiência profissional anterior. “Os professores são outros presos que eram eletricistas, pedreiros e mecânicos antes de chegar à unidade”, explica Luciano. O pedreiro Gilmar Matilde, de 51 anos, é um desses presos professores. “Eu gosto de trabalhar e também de ensinar o que eu estiver ao meu alcance”, observa.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…