Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Sucupira quer celeridade no atendimento e super banco de dados do paciente, com tablets para agentes de saúde.
Minas Gerais - 18 de setembro de 2021

Teófilo Otoni: Sucupira quer celeridade no atendimento e super banco de dados do paciente, com tablets para agentes de saúde.

Buscando otimizar cada vez mais os serviços prestados à população, principalmente na área da saúde, o município disponibilizou 350 tablets para facilitar as ações dos agentes comunitários de Saúde. A iniciativa faz parte do programa de informatização da Secretaria Municipal de Saúde e visa a criação de um super banco de dados municipal. Os agentes que irão trabalhar com os tablets passaram por um treinamento ofertado pela própria secretaria de saúde.

Com a introdução dos tablets o município passa a contar com mecanismos que vão promover agilidade e melhorias na qualidade do atendimento à comunidade ao mesmo tempo que alimenta o sistema em tempo real, mesmo sem internet (off-line). Os aparelhos estarão sincronizados com o sistema e-sus utilizado pela rede pública de saúde, permitindo aos agentes lançar todos os procedimentos realizados nas visitas, direto no sistema.

“Os agentes comunitários de saúde são elementos de suma importância quando se trata de atenção básica, sem eles todo o processo fica inviabilizado. Os ACS são as referências da secretaria de saúde para encurtar as distâncias entre os PSFs e a comunidade. Eles foram capacitados e agora já estão aptos a atuarem com o auxilio da tecnologia, é inegável que haverá um aumento na produtividade deles, porém o benefício maior está no banco de dados dos pacientes, que serão atualizados em tempo real sem perdas de informações”. Disse o prefeito Daniel Sucupira.

Nesta primeira etapa a Prefeitura de Teófilo Otoni distribuiu 310 equipamentos aos agentes comunitários das unidades de saúde da rede pública, livrando os ACS de fazerem o mesmo serviço duas vezes, o secretário de saúde Edilânio de Souza comentou mais esse benefício: “A cada visita os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, ao chegarem na unidade, tinham todo o trabalho de refazer essas planilhas, só que dessa vez os dados tinham que ser lançados no sistema. Com os tablets o preenchimento é direto!” informou o secretário.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…