Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Sucupira investiu mais de dois milhões de reais em saneamento básico durante a pandemia.
Minas Gerais - 12 de janeiro de 2022

Teófilo Otoni: Sucupira investiu mais de dois milhões de reais em saneamento básico durante a pandemia.

A prefeitura de Teófilo Otoni, através da secretaria de Meio Ambiente, apresentou o balanço de um ano do Programa de Aceleração do Saneamento (PAS). A iniciativa que é conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e compõe o programa “bem viver Teó” ultrapassou os dois milhões de reais investidos. Um saldo extremamente positivo, uma vez que o programa foi implementado no período mais crítico da pandemia.

A implementação no município das políticas públicas voltadas para o saneamento básico conta com parcerias como a do Conselho Municipal de Saneamento Básico – CMSB. Segundo Janaina Mendonça, que coordenou a pasta ao longo desse primeiro ano de PAS, essa parceria tem sido de fundamental importância nas ações desenvolvidas. “Os investimentos foram feitos com recursos próprios e do Fundo Municipal de Saneamento Básico, tudo com o aval do conselho”, lembrou Janaina.

O prefeito Daniel Sucupira tem buscado ampliar as ações do município com saneamento básico neste seu segundo mandato. Historicamente o município de Teófilo Otoni sempre foi carente de políticas públicas que atendessem essas demandas. Essas ações de expansão da cobertura do saneamento básico no município também têm comtemplado a zona rural com esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada.

Dentre as inúmeras ações é possível listar algumas que estão sendo referência quando se trata do PAS. Como por exemplo sistemas de abastecimento de água que estão em andamento, já instalados ou com convênios já assinados, como são os casos das comunidades Rio Pretinho, Maravilha, Bias Fortes e Vila dos Posseiros, além de esgotamento sanitário nas comunidades Pedreira Ramos, Suíça 2 e Brejaúba através de fossas sépticas. Na cidade foram mais de seis mil metros de rede de esgoto e dez mil metros de qualificação da rede de água pela Copasa só em 2021.

Para além das ações, o município vem se estruturando com equipamentos que possam dar mais celeridade e dinamismo no PAS, como caminhonete própria para o programa, um caminhão para sucção de fossas negras, caminhão adaptado para a coleta seletiva para atender os catadores de recicláveis e a retirada de mais de 100 pontos de esgoto jogados nos cursos d’água através do Programa Caça-Esgoto. Em 2022 a perspectiva é de muita intensidade nas ações do PAS, só neste primeiro trimestre a previsão são de 150 fossas biodigestoras instaladas.
Noticia10.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…