Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: “semana da mulher” é marcada por uma série de conquistas para o público feminino do município.
Minas Gerais - 13 de março de 2021

Teófilo Otoni: “semana da mulher” é marcada por uma série de conquistas para o público feminino do município.

 

Na semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma série de ações voltadas especialmente para o benefício do público feminino. Dentre mobilizações de cunho orientativo quanto aos direitos e tipos de violência cometidos contra as mulheres, a programação incluiu a abertura de equipamentos públicos dotados de serviços especializados. São eles: Casa de Acolhimento da mulher vítima de violência e Centro de Referência de Atendimento à mulher vítima de violência. 

E, conduzindo a pauta do combate à violência familiar contra o gênero feminino como uma prioridade no novo mandato, o governo também criou uma comissão para se dedicar a esse enfrentamento. Outro olhar atento do poder público foi a ampliação do Centro de Valorização da Vida (CEVIDA) para abrigar separadamente do público masculino as mulheres em situação de rua. Dentre todas essas ações, o Centro de Atendimento à Mulher vítima de violência integra um dos compromissos que o prefeito Daniel Sucupira firmou com os munícipes para serem implementados durante sua segunda gestão.

O local leva o nome popular de Casa da Mulher Maria Nunes Guimarães, em homenagem pela trabalhadora que foi uma vítima recente em nível local de homicídio decorrente de agressão. Com funcionamento de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, a Casa Maria Nunes tornou-se a referência no quesito atendimento por agressão física, psicológica ou sexual disponibilizando gratuitamente às atendidas assistência social, psicológica, jurídica, dentre outros serviços. “A bandeira do nosso governo é o cuidado com as pessoas, em especial com as mais vulneráveis. Sendo assim, que a Casa da Mulher seja um espaço de aconselhamento, de atenção, e que o exemplo do cuidado e do carinho possa prevalecer”, expressou o prefeito Sucupira quando da inauguração do equipamento público.

De acordo com a coordenadora do local, Cristiana de Matos, o conjunto de serviços ofertados na Casa visa fortalecer a autoestima das atendidas a fim de que elas tomem decisões relativas à violência vivida. “As mulheres vítimas de agressão doméstica podem vir a fim de que sejamos porta- voz delas junto à polícia de alguma denúncia que tiverem. Outra forma é por encaminhamento de órgãos como unidades de saúde, a PM, o CREAS, enfim, das instituições comprometidas com a causa”, explicou a coordenadora. 

Ela destacou ainda a importância da criação também da Casa de Acolhimento, que é o lugar sigiloso destinado para abrigo das mulheres em situação de risco de voltar para seus lares. “Elas podem ficar lá inclusive com os filhos até que a prefeitura providencie um aluguel social ou outro espaço a fim de que as atendidas possam seguir sua vida”, pontuou Matos. Já a Casa da Mulher Maria Nunes Guimarães está localizada em endereço que deve ser divulgado: Rua Altino Barbosa, 321, Altino Barbosa.

noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…