Teófilo Otoni: Secretária Estadual de Cultura visita a cidade e inaugura Casa de Cultura
Na quarta-feira (9/10), a secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, esteve em Teófilo Otoni para dar continuidade ao processo de implantação, na macro região Mucuri e Jequitinhonha, do Minas Território da Cultura, programa do governo do estado que visa a descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais.
Pela manhã, a Secretária Eliane Parreiras, acompanhada diretora da Casa de Cultura, Rose Gonçalves Medeiros, visitou o prefeito Getúlio Neiva e fez uma importante reunião. Na oportunidade, o prefeito e as duas gestoras alinharam ações e projetos que serão realizados em conjunto, ainda este ano. O prefeito ainda foi comunicado que a parceria, entre Casa de Cultura e o Governo do Estado, já começa a dar os primeiros frutos. O projeto Calçadão Cultural, apresentado pela Casa de Cultura, foi contemplado pela Secretária de Estado da Cultura. R
ecursos da ordem de trinta mil reais foram liberados para aquisição de equipamento de som, módulos para palco, telão inflável e um pórtico para o Calçadão Petrônio Míglio. Com este projeto, aquele espaço se transforma em mais um equipamento para expressão das mais variadas manifestações de nossa cultura. À tarde, a secretária Eliane Parreiras se reuniu com gestores culturais de aproximadamente dez municípios da região, para a reunião itinerante do CONSEG – Conselho Estadual de Política Cultural, para debater assuntos relacionados à realidade cultural do Vale do Mucuri. Na oportunidade, foi instituído o Fórum Permanente da Macro Região do Jequitinhonha e Mucuri, com o objetivo de mapear as vocações e demandas coletivas para orientar as políticas públicas.
Depois da reunião da CDL, Eliane Parreiras, Rose Medeiros e o prefeito Getúlio Neiva se dirigiram para o Bairro Cidade Alta, para a inauguração da sede da Casa de Cultura de Teófilo Otoni. O antigo edifício da Caixa D’água, foi completamente restaurado e readequado para abrigar a Casa de Cultura. A obra encantou a secretária Eliane Parreiras que parabenizou o prefeito Getúlio Neiva e Rose Gonçalves, pela visão moderna de reaproveitar um bem histórico em favor do desenvolvimento das artes e da cultura. O imóvel vai servir, simultaneamente, como centro de gestão das políticas culturais, como também centro de cultura, uma vez que oferece um auditório de sessenta assentos, espaço para exposições e um farto acervo de artesanato e imagens históricas da cidade.
O prefeito Getúlio Neiva, visivelmente emocionado, agradeceu à secretária de estado pelo apoio, parabenizou Rose Gonçalves pela concretização do desafio e garantiu que muito ainda há de ser feito pela música, dança, teatro, literatura, artesanato e gastronomia, que nossa tradição cultural é rica e variada, e vamos trabalhar e investir para o resgate e valorização da mesma.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…