Teófilo Otoni: programa de calçamento participativo vira modelo para o Brasil.
Uma iniciativa inovadora, dentre tantas outras que a gestão de Daniel Sucupira, prefeito da cidade de Teófilo Otoni-MG, vem apresentando é o calçamento participativo. A proposta não é uma solução exclusiva, mas o formato sim, e é o que tem feito da cidade uma referência para o resto do País.
O calçamento participativo é um programa de pavimentação desenvolvido pela prefeitura onde o município entra com as máquinas e o material a ser utilizado e os moradores entram com a mão de obra. Em outras localidades onde essa proposta também existe os moradores entram com o pagamento de uma taxa que pode ser revestida em IPTU no futuro.
O modelo da cidade mineira é bem prático e funcional, os moradores de uma rua interessados na proposta procuram a secretaria de planejamento e preenchem uma carta de intenção, a partir daí o município faz todos os levantamentos topográficos, elaboração de croqui e o projeto de pavimentação específico. A modalidade tem sido um sucesso, com mais de 20 ruas pavimentadas e milhares de metros de pavimentação concluídos.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…