Teófilo Otoni: Prefeitura criou o “Consultório de Rua”
O município de Teófilo Otoni conta hoje com 32 Programas de Saúde da Família, PSF´s, 01 Policlínica , 04 Hospitais e 01 Unidade de Pronto Atendimento – UPA para o atendimento das demandas de saúde de sua população. Como toda grande cidade, Teófilo Otoni possui ainda um contingente de moradores de rua, indivíduos que vivem em extrema carência material, não conseguindo obter as condições mínimas de saúde, alimentação e habitação.
Tendo em vista este cenário a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou mais um serviço: O Consultório de Rua. É uma iniciativa de atenção à saúde das pessoas que vivem na rua, que inclui crianças, adolescentes, adultos e idosos. A comprovação dos riscos sociais e à saúde, decorrentes do uso diversificado de drogas, levou a Prefeitura a criar o Centro POP, que já está tratando dos moradores de rua ou pessoas desajustadas com suas famílias, com um bom trabalho psicossocial. O consultório de Rua vem ampliar e completar esse trabalho.
REALIDADE TRISTE
Essa população não possui identidade própria e não considera sua história de vida. São reconhecidos como “moradores de rua”; “meninos de rua”, como se o fato de morar na rua lhe concedessem, de antemão, uma identidade já constituída. Em verdade, são pessoas das mais variadas idades e origens, que fazem da rua o seu lugar de moradia e subsistência.
O objetivo do Consultório na Rua é oferecer atendimento médico aos usuários de substâncias psicoativas ou em situação de vulnerabilidade, em seus locais de permanência, encaminhando as demandas mais complexas para a rede de saúde. Nesse sentido, o Consultório de Rua vai encaminhar essa população, que está à margem do sistema de saúde, para possibilitar sua inserção na Rede de Saúde.
O Consultório na Rua de Teófilo Otoni é composto por: gerente de unidade, enfermeiro, psicólogo, assistente social, médico, agente social, técnico de enfermagem, secretário oficineiro e atenderá 417 moradores em situação de rua.
Outras cidades que possuem o Consultório na Rua são Ipatinga, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Maceió, que apresentam experiências positivas para o atendimento de moradores em situação de rua, tendo como proposta de atendimento tais ações: atendimento de todos os ciclos de vida (saúde do homem, da mulher, idoso e da criança), imunização, consulta de enfermagem, consulta médica, consulta psicológica, atendimento social, educação em saúde, pré-natal, puericultura, hiperdia e oficinas terapêuticas.
Trata-se, portanto, de um olhar diferenciado que pretende ir além dos estigmas, reconhecendo cada pessoa a ser atendida em sua particularidade. Um olhar que se afasta da visão assistencialista. O Consultório de Rua quer cuidar da saúde de cada pessoa. Esta é uma determinação do prefeito Getúlio Neiva, que está sendo cumprida pelo Secretário de Saúde, Fernando Barbosa.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…