Teófilo Otoni: Governador defende participação popular durante Fórum Regional
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reforçou nesta terça-feira (23/6), durante a abertura do Fórum Regional de Governo no Território Mucuri, em Teófilo Otoni, a necessidade de se regionalizar as políticas públicas do governo estadual, incentivando a participação popular no desenvolvimento das ações.
“Não podemos escolher aleatoriamente as prioridades de cada região. Não podemos, lá de Belo Horizonte, pensar em fazer uma praça ou uma estrada aqui. Vamos para a região, vamos ouvir as pessoas. Por isso, a importância da participação de todos, primeiro para definir as prioridades, depois para definir o formato das políticas públicas. Nós temos de ter políticas públicas regionalizadas”, destacou.
O Território de Desenvolvimento Mucuri, o terceiro instalado do total de 17 fóruns (antes, aconteceram os de Montes Claros e Araçuaí), é integrado por 29 municípios, divididos em três microterritórios: Águas Formosas, Nanuque e Teófilo Otoni.
O principal objetivo do fórum, como ressaltou o governador, é oficializar e garantir a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada um dos territórios será convidada periodicamente para reuniões para a discussão dos problemas e soluções. Esses encontros irão subsidiar o planejamento e as ações do governo a partir do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
Pimentel destacou, ainda, a mudança do modelo de gestão adotado pelo atual governo. “Seis meses é pouco para mudar, mas é suficiente para mudar de atitude, de modelo, de comportamento. É suficiente para deixar a distância de lado e buscar a proximidade. Para trocar a escuridão pela transparência. Para eliminar o afastamento e buscar a participação e o encontro das pessoas. Para deixar de lado a intransigência e usar o diálogo como forma de resolver os problemas. E, principalmente, substituir o desprezo pela consideração. Todo cidadão e cidadã merece ser considerado”, afirmou.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…