Teófilo Otoni: Fernando Pimentel assina despachos de R$ 26 milhões para combater à febre amarela
Intensificando as ações do Governo de Minas Gerais no combate à febre amarela, o governador Fernando Pimentel assinou, na tarde desta sexta-feira (13/1) em Teófilo Otoni, no Território Mucuri, dois despachos definindo como prioridade o investimento de R$ 26 milhões para ações de enfrentamento ao surto da doença nos municípios das unidades regionais de Saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. Os recursos também contemplam ações de Atenção Primária à Saúde. A medida permite a aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Para decretar a situação de emergência, o governador levou em consideração a ocorrência de casos suspeitos e consequentes óbitos.
Por meio do mesmo decreto, o governador criou a Sala de Situação para monitorar os casos da doença no estado. A sala será coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde e contará com a participação do Gabinete Militar do Governador, representado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, e pelas secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em outra frente, a Polícia Militar de Minas Gerais disponibilizou 12 técnicos de enfermagem para auxiliar no trabalho de vacinação da população, sendo quatro para a região de Caratinga e oito para Teófilo Otoni.
O governador afirmou que o decreto de emergência, publicado nesta sexta-feira, permitirá dar agilidade às ações. Como exemplo, Pimentel sugeriu a ampliação dos horários de funcionamento dos postos de saúde nos municípios atingidos. “Vamos ter muito mais instrumentos para enfrentar a crise. Criamos em Belo Horizonte uma sala de situação coordenada pelo Secretaria de Saúde que reúne todos os órgãos do governo nessa questão para ter agilidade na resposta necessária, incluindo as forças de segurança”, finalizou.
O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, agradeceu a ajuda do Governo do Estado com o envio de novas vacinas e profissionais para atendimento à população. “Nada mais importante que, num momento de dificuldade como esse, uma mão amiga dizer que não estamos sozinhos. Governador, é com alegria que recebemos vocês aqui, com a chegada dos profissionais para compor nossas equipes nos postos de saúde, a chegada de mais doses de vacinas. Também foi ampliada a rede de armazenamento. A Polícia Militar chegou com carros. Chegou o fumacê na cidade. Estou muito contente, pois sei que a partir de agora com essas providências do Governo do Estado mais vidas serão preservadas”, ressaltou o prefeito.
Noticia10/agenciaminas
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…