
Teófilo Otoni: Estações Hidrológicas Automáticas vão monitorar cheias do Rio Mucuri
Uma das três Estações Hidrológicas Automáticas que vão monitorar possíveis cheias do rio Todos os Santos, no centro de Teófilo Otoni, já foi concluída e está funcionando, junto à ponte da Rua Manoel Esteves (em frente à Gráfica Frota). Outras duas ainda serão instaladas.
Trata-se de equipamento de última geração, que transmite em tempo real as informações do nível e velocidade da água do rio, diretamente para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MGTI, objetivando prevenir desastres.
Essa providência é decorrente de um Termo de Cooperação assinado pelo prefeito Getúlio Neiva com o Ministério. A instalação do equipamento (o primeiro de um total de três) foi feito pela equipe do Sr. Jorge Luiz, chefe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, com o objetivo de registrar o volume de chuvas localizadas, monitorar o nível do rio, medir a temperatura, filmar a calha do rio e transmitir essas informações para a Central de Controle do Ministério. Trata-se de medida pioneira, aproveitando o avanço tecnológico, para, segundo o prefeito Getúlio Neiva, “nunca mais sermos surpreendido como fomos em 2002, quando uma tromba d’água destruiu parte da cidade e matou 13 pessoas. Eu era prefeito na época e sei o que sofri para reconstruir parte da cidade”.
Neiva lembrou ainda, o contrato que fez com a COPASA em 2004, para construção da grande Barragem, que hoje ajuda na regularização do fluxo de água no rio Todos os Santos, que corta toda a cidade.
Mucuri: Vereadores Felipe Tigre e Fernando Batista se reúnem com a Eco101 por ações de melhorias no trecho baiano da Br 101
Em um movimento estratégico que reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, os v…