Teófilo Otoni: Daniel Sucupira leva as ações socioassistenciais a zona rural com a Assistência Social Itinerante.
Com o objetivo de estar mais próximo dos usuários que vivem na zona rural e de facilitar-lhes o acesso às políticas socioassistenciais, o governo municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação tem desenvolvido a ação Assistência Social Itinerante. Os moradores de Pedro Versiani foram os primeiros a receber a equipe que leva os programas e serviços ofertados pela Secretaria. Em setembro, a ação foi incluída na programação comemorativa do aniversário da cidade e chegou ao fim do mês com oito comunidades rurais atendidas.
E, em virtude dos 168 anos de Teófilo Otoni, que coincide com o dia da Independência do Brasil, a Assistência Social Itinerante ganhou uma temática especial com o título de “Pátria: aquela que Acolhe, Protege e Cuida”. De acordo com a secretária da pasta, Maria Helena Salim, em todas as edições da ação promovidas ao longo de setembro o assunto foi abordado junto aos participantes. “Executamos o hino da cidade e o nacional, que nos embasaram a palestrar acerca dos avanços que o município obteve ao longo de sua história e também promovemos a reflexão sobre os rumos para os quais nossa pátria tem sido direcionada. O tema foi trabalhado ainda nas atividades lúdicas promovidas pelo Programa Criança Feliz e pelo Serviço de Convivência para o público infantil”, explicou Maria Helena.
As pessoas que comparecem à Assistência Social Itinerante também podem contar com outros benefícios proporcionados pelas políticas da pasta. São eles: atualização ou cadastramento no CadÚnico/Bolsa Família, orientações sobre tiragem de documentos, cestas básicas e kits de prevenção à Covid através do Programa Cidade Solidária, cadastramento de padrão de energia, informações sobre defesa dos direitos e combate à violência doméstica disponibilizados pelas Casas de Atendimento e de Acolhimento da Mulher, entre outras temáticas.
A moradora do Cedro, Edineide Silveira, esteve entre as centenas de pessoas que participaram da Assistência Social Itinerante em sua região. Edineide teve acesso a uma série de serviços que nem conhecia direito. “Achei legal essa ação, pois tive a oportunidade de obter esclarecimentos sobre o funcionamento do Cadastro Único e do quanto ele é abrangente, ou seja, não se resume só ao Bolsa Família. Fiquei sabendo também da existência da Casa da Mulher ao participar da roda de conversa. Para mim, que vivi num ambiente familiar violento, é muito bom saber que hoje a rede de apoio é maior às mulheres vítimas de violência doméstica, considerando que no passado era mais comum a elas se esconder”, relatou Silveira.
A Assistência Social Itinerante desenvolvida na comunidade rural do Cedro com a temática da semana da Pátria e da história da cidade marcou o encerramento da programação alusiva ao aniversário de Teófilo Otoni. A expectativa, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, é que a ação se estenda para mais comunidades rurais com outras temáticas, como a da Campanha Outubro Rosa.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…