Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Chuva deixa cerca de 600 pessoas desalojadas na cidade.
Minas Gerais - 23 de janeiro de 2016

Teófilo Otoni: Chuva deixa cerca de 600 pessoas desalojadas na cidade.

 

Seiscentas pessoas estão desalojadas em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil, 60 casas foram alagadas e 21 vias públicas, inclusive estradas da zona rural, estão interditadas. Ninguém ficou ferido. Os desalojados foram levados para casas de parentes e aguardam a avaliação para saberem se vão poder retornar para os imóveis. Órgãos de segurança se reuniram nesta sexta-feira (22/01) para definir uma força-tarefa no município.

Segundo dados da Defesa Civil, ao todo foram registradas 278 ocorrências de deslizamentos e inundações. As inundações são, em sua maioria, provocadas por retorno de água da chuva, por causa do acúmulo de lixo nas bocas de lobo. Há também registros de abalos em estruturas de resistências e essas pessoas estão aguardando análise dos engenheiros da prefeitura. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Sargento Ernani Batista, só no dia de ontem (21/1), foram 60 as ocorrências.

Os bairros mais atingidos pela chuva são Novo Horizonte, Matinha, Minas Novas, Alto Bela Vista, Felicidade, São Cristóvão e Eucalipto, além dos distritos de Brejão e Maravilha. Segundo o coordenador da Defesa Civil, o telefone do 199 não está funcionando por problemas na rede, mas os moradores podem entrar em contato com o órgão pelos telefones: (33) 9 8836-2844 e (33) 9 8740-4187.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) trabalha em parceria com a Defesa Civil de forma a conter desastres e efetuar reparos. A barragem construída em 2004 garante o abastecimento de água para a cidade e também realiza a contenção do volume de água. São 130 hectares de lâmina d’água que acumulam grande parte da água que poderia causar inundações na cidade. A empresa também mantém controle diário do nível do rio “Todos os Santos”. O telefone 115 atende a população que precisa de reparos.

A CEMIG disponibiliza o telefone 116 para atender as ocorrências. Para dar agilidade aos atendimentos, pede à comunidade que, ao informar o local das ocorrências, o faça de forma detalhada, com endereço e ponto de referência. O sistema da empresa já possui um critério de prioridades de atendimento.

Noticia10/ascomteofilootoni

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…