Home Cidade e Região Bahia Teixeira de Freitas sediará mutirão para cirurgia de catarata
Bahia - 9 de outubro de 2013

Teixeira de Freitas sediará mutirão para cirurgia de catarata

 

Entre os dias 16 e 22 de Outubro, Teixeira de Freitas será a anfitriã do programa Saúde em Movimento. Esta parceria do município com a Secretaria de Saúde da Bahia –Sesab, beneficiará cerca de 5 mil pessoas, com diagnósticos e cirurgias da catarata. Para assegurar excelência a este momento, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, está investindo numa ação multissetorial, com o apoio de vários segmentos da administração municipal. A abertura contará com a presença do Secretário de Estado Jorge Solla e o governador Jaques Wagner participará do encerramento.

O público alvo deste programa são as pessoas com mais de 60 anos, isso porque a catarata se manifesta, principalmente, em decorrência da idade e o único tratamento para esta doença é a cirurgia. Durante os dias de realização do “Saúde em Movimento” em Teixeira de Freitas, duas carretas estarão estacionadas  no entorno da Praça da Prefeitura- No Largo Dom Bosco. Uma destas unidades será utilizada para exames e diagnósticos e a outra para as cirurgias. A meta é operar todos os casos diagnosticados, além disso, haverá entrega de colírio para tratamento pós-cirúrgico.

Além de Teixeira de Freitas, serão acolhidos os municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Vereda. A estimativa é que cheguem na cidade, aproximadamente, 20 caravanas por dia, com fluxo diário de cerca de 1500 pessoas na Praça, entre pacientes e acompanhantes. Serão atendidas, em médias, 50 pessoas por município ao dia, além dos teixeirenses. “ As pessoas sairão de lá enxergando, será grandioso”, avaliou o secretário municipal de Saúde Eujácio Dantas.  Há casos em que a cirurgia consegue recuperar 100% da visão.

O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Sesab com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 65 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino do olho, parte que emite luz para a retina, comprometendo a visão. Assim, o paciente deixa de enxergar com nitidez, quadro que costuma ser descrito pela sensação de “olhar através de lentes embaçadas de óculos”, podendo progredir até que a pessoa perceba apenas vultos.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…