Teixeira de Freitas: Prefeitura realiza contratação e treinamento de profissionais para marcação de exames
Mais um passo dado para a descentralização da marcação de exames em Teixeira de Freitas. O setor de Sistema da Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, na manhã desta sexta-feira (19), o treinamento dos gerentes de informação que farão as marcações de exames nas Unidades Básicas de Saúde de Teixeira de Freitas. Estes profissionais foram contratados por meio de parceria entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Foram contratados, inicialmente, 27 estagiários, que além de fazer a marcação dos exames, farão a informatização de todos os procedimentos realizados na unidade no sistema que tem ligação direta com o Ministérios da saúde, oferecendo assim mais qualidade e um atendimento de forma humanizada aos cidadãos. Após o treinamento destes 27, serão contratados mais estagiários até fechar o quadro geral de vagas. Assim que o processo de descentralização estiver concluído, eles serão os responsáveis pela marcação de exames nas Unidades Básicas de Saúde.
É o que explica Vicente Rocha, que é coordenador de sistemas da Atenção Básica em Saúde, da SMS, e está realizando o treinamento dos estagiários: “Estes profissionais, que tem papel de gerentes de informação, estão sendo capacitados para com o objetivo de descentralizar o nosso sistema regulatório. Eu sempre digo gerentes de informação porque, na verdade, eles além de alimentarem o sistema, eles gerenciam todas as informações que são geradas na Unidade Básica de Saúde”.
Ainda segundo o coordenador “Eles irão trabalhar com a confecção do cartão SUS, atualização e demais necessidades do cartão SUS, além de informar tudo aquilo que é produzido nas Unidades Básicas Saúde, como: consultas, procedimentos médicos, regulação esses exames, marcação de exames, etc”, explicou Vicente.
Para a estudante do curso de Técnica em Enfermagem, Vilmara Nogueira, fazer este estágio criou uma expectativa muito boa. “Como uma pessoa que está atuando nessa área da saúde, é muito importante. Pretendo alcançar mais objetivos. E este estágio é uma forma muito boa para mim e também pra outras pessoas, de estar na Atenção Básica de Saúde, lidando com as pessoas, com os pacientes, e aprender com todas as pessoas da nossa equipe”, disse empolgada a estagiária.
noticia10/ascom
Itanhém: servidora da APAE procura por familiares de seu pai em Mairi-BA
A servidora da APAE da cidade de Itanhém, no extremo-sul da Bahia, Sandra Regina Pereira d…