Home Cidade e Região Bahia Teixeira de Freitas: cultura para conscientização e libertação
Bahia - 24 de abril de 2014

Teixeira de Freitas: cultura para conscientização e libertação

 

A democratização da cultura em Teixeira de Freitas é um dos principais objetivos do município. E, atualmente, mais de mil cidadãos, entre crianças, adultos e idosos, estão tendo acesso direto às artes e ao despertar que o seu conhecimento promove. Apenas o Galpão Cultural, mantido pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, atende a cerca de 300 pessoas, de crianças a idosos, através das oficinas.

Para o oficineiro do Galpão Rodrigo Camillo, 30 anos, professor de Literatura e Língua Portuguesa, “mudar a percepção sobre o mundo” é o caráter transformador do teatro e da cultura em geral. Já o oficineiro Gil Soares, que também possui a formação em Língua Portuguesa, lembrou que as oficinas são a oportunidade de “ensinar sobre o teatro, ensinar sobre o mundo e despertar a criticidade”. O jovem estudante João Victor Moreira, 13 anos, participa da oficina de violão, “Foi minha avó quem viu e me trouxe, eu dou nota dez e já falei para vários colegas meus”, contou.

São muitas oficinas no Galpão (capoeira, dança, flauta, violão, teatro, artesanato pet collage, pintura em tecido, teatro de bonecos com Amaro Sant’Ana, literatura e arte infantil), e, além disso, o Departamento de Cultura desenvolve outras ações. “A função do Departamento é apoiar e promover a cultura para a conscientização e libertação”, comentou o diretor Ramiro Guedes. O Galpão é o espaço onde tudo acontece, espetáculos, exposições, oficinas, atendimento e orientação para a formação de entidades voltadas à promoção cultural, e é o local onde também acontece o Sal na Pipoca, quinzenalmente – Nesta terça (29), às 19h30, o filme em cartaz será Os deuses devem estar loucos.

Além disso, a equipe do Departamento realiza atividades diárias com os internos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas e ainda ações em apoio às entidades ACLA, Quem lê pensa mais, Aerempec, Levanta-te, Assentamento Bela Manhã e às iniciativas privadas, como a do oficineiro Ezequiel. Quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Cultura pode buscar outras informações na Rua Prudente de Moraes, Centro, em Frente à Biblioteca Municipal.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…