Teixeira de Freitas: Circuito Cultural encanta e atrai grande público no Teixeira Folia 2015
O Teixeira Folia 2015 celebrou os 30 anos de Teixeira de Freitas com a promoção de lazer, diversão e cultura. Às margens da Avenida das Nações, no Cenarium Eventos, o Circuito Cultural reuniu arte e história, por meio de fotos, registros e objetos. Além de encantar, o Circuito emocionou gerações.
Kaylla Souza, 14 anos, assinou na pintura do mapa de Teixeira de Freitas, um grande livro de presença. E contou o que mais gostou: “da arte. Eu adorei”. Já Benedito Procópio, 85 anos, se identificou com uma das fotografias da Exposição. “Eu estava aqui, eu abri no braço a estrada da Fazenda Cascata até Caravelas”, relatou sobre o acontecimento perpetuado na fotografia.
O Circuito Cultural foi promovido pelo Governo Municipal por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Indústria e Comércio e outros parceiros, como o Instituto Federal Baiano. Edineia Almeida, que participa da exposição da Economia Criativa, considerou “muito interessante dar oportunidade das pessoas saberem mais sobre a história da cidade, sobre a cultura local, e apreciar as artes” e garantiu que “todo ano que tem eu venho, para ver a parte cultural”.
De acordo com a professora de Geografia e coordenadora do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial do Extremo Sul, Cintia Flores, “nós trouxemos várias coisas, entre elas, uma exposição incrível sobre a questão indígena que inicia aqui no sul da Bahia e trouxemos também a sala sensorial, que visa promover uma reflexão sobre a questão ambiental”. Além disso, o IF apresentou sobre modalidades esportivas pouco praticadas no país e pintura de arte corporal indígena.
Além das exposições, o Circuito Cultural contou com uma série de apresentações, Show de Talentos, apresentação de Ballet, Teatro de Bonecos, Hip Hop, cantores da terra, danças, artesanato e feira de comidas típicas. No Dia das Mães a pequena Yasmin, filha do músico Daniel Batista, fez uma homenagem especial à “todas as mamães”.
Por fim, Cintia Flores, declarou sobre o Circuito Cultural: “é muito interessante, só na sala sensorial nós estamos recebendo um público diário de aproximadamente 100 pessoas, lembrando que só pode entrar 1 pessoa por vez. Tem famílias, tem crianças… a cultura é muito maior do que a cultura de massa. Eu acho que é uma iniciativa sem igual e que deve se perpetuar”.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…