Teixeira de Freitas: Campanha contra o Trabalho Infantil leva mensagem de conscientização
A programação da Prefeitura/ Secretaria Municipal de Assistência Social, que faz parte da campanha “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”, realizou rodas de conversa para debate do tema junto aos usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Uma equipe multidisciplinar composta pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), CRAS e antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que foi absorvido pelo CRAS, promoveu o ciclo de palestras para esclarecer o impacto do trabalho infantil na saúde das crianças.
Segundo a coordenadora de setor Adriele Macário dos Santos, o objetivo foi levar para as famílias que já fazem uso dos serviços da Assistência Social o esclarecimento sobre os riscos que envolvem o trabalho infantil, “deixando bem claro que o lugar de criança é na escola e que adolescentes, somente a partir dos 14 anos, podem entrar no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz.
Ainda de acordo com a coordenadora, o trabalho preventivo (palestras) é aliado ao trabalho repressivo do trabalho infantil. “As crianças que são encontradas trabalhando são encaminhadas para o CREAS, onde a criança e a família recebem os primeiros atendimentos e depois são encaminhadas para o CRAS, onde são inseridas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, para desenvolvimento de atividades sócio educativas”, como aulas de natação, violão, capoeira, percussão para apreensão de conhecimento e para afastá-la do trabalho infantil.
Além disso, as famílias que participam do programa, caso não façam parte do Bolsa Família, são inseridas e passam a receber uma ajuda de R$ 37,00 por criança, a fim de evitar que essa criança volte à situação de trabalho infantil.
A moradora Rosalina de Jesus da Cruz, 68 anos, participou da palestra e reconheceu a importância do estudo e do conhecimento para a construção de uma sociedade melhor. “Eu gostei muito da palestra, fiquei muito feliz, eu criei 6 filhos sozinha e a todos dei estudo e hoje são todas pessoas de bem”, comentou a aposentada. Já o adolescente Railan Gomes, 15 anos, disso ter achado a palestra “muito importante, porque eles estão conscientizando os nossos pais”, observou Railan.
O São Lourenço foi a última comunidade a participar do ciclo de palestras, nesta terça-feira (10), e, para finalizar a programação ainda serão realizados o 3º Colóquio sobre Trabalho Infantil, no auditório da Faculdade Pitágoras, às 19h da quarta-feira (11) e a blitz educativa no dia seguinte, na praça da antiga Prefeitura. A ideia é espalhar a mensagem “Vamos fazer um gol contra o trabalho infantil”, subtema da campanha, a todos os cantos de Teixeira de Freitas.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…