Home Cidade e Região Bahia Suzano Papel e Celulose e Senai forma turma em mecânica de máquinas florestais na comunidade Quilombola Cândido Mariano.
Bahia - 10 de setembro de 2018

Suzano Papel e Celulose e Senai forma turma em mecânica de máquinas florestais na comunidade Quilombola Cândido Mariano.

A Suzano Papel e Celulose em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, realizou na semana da independência uma cerimônia de formatura de 30 alunos que concluíram o curso em máquinas florestais na comunidade Quilombola Cândido Mariano, município de Nova Viçosa, também conhecida por KM 87. A iniciativa partiu de demandas observadas pela empresa em consultas feitas através do conselho comunitário, uma ação da Suzano Papel e Celulose que envolve as comunidades que estão no raio de abrangência dos seus plantios de eucalipto ou da sua unidade industrial na Bahia, no município de Mucuri.


A proposta do projeto é proporcionar aos jovens dessas comunidades a oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho, ofertando a eles qualificação profissional com base em suas demandas. “é necessário destacar que além de desenvolver as competências técnicas, o curso também proporcionou uma capacitação em observação de empreendedorismo e formação pessoal através da parceria SENAI e IEL, essas parcerias se fazem mais que necessárias e nossa comunidade estará sempre de braços abertos para novas e contínuas ações”. Disse Kátia da Silva, presidente da Associação quilombola de Cândido Mariano.

A solenidade contou com a presença do diretor de assuntos institucionais da Suzano, André Brito, do vice prefeito de Nova Viçosa, Ruberval Lima Porto, dos vereadores de Nova Viçosa, Nei da geladeira e Aloisio, além das representantes do SENAI e IEL e lideranças locais. Com a turma formada em Cândido Marino e outra iniciada em Helvécia, já são duas ações de capacitação em mecânica de máquinas florestais no município de Nova Viçosa, a previsão é que em Dezembro a turma de Helvécia conclua o curso.

O curso em Candido Mariano teve início em maio deste ano e possibilitou aos alunos realizarem a manutenção em máquinas pesadas e florestais, além de preparar peças para montagem de equipamentos, fazer manutenções, inspecionar e testar o funcionamento das máquinas, planejar atividades de manutenção e registrar informações técnicas. Para Samaria Souza, que se formou junto com a turma, essas oportunidades abrem horizontes, “é interessante observar as necessidades da nossa comunidade como um todo, e esse corso veio para atender uma dessas necessidades, agora cabe a gente trilhar o caminho que nos foi mostrado”, disse ela.

” As atividades foram pensadas em dois eixos, Qualificação Profissional e Desenvolvimento Pessoal e empreendedorismo, pois a proposta pedagógica se desenvolve numa perspectiva de construção da autonomia, vivências, informações e conhecimentos e, especialmente, do despertar do interesse em aprender e empreender para que possam realizar projetos de futuro” disse Lorena reis, coordenadora do SENAI. Uma observação que se faz necessária foi a quantidade de mulheres que concluíram o curso, praticamente a metade da turma foi formada por meninas da comunidade, que entenderam que também era necessária uma ação de “emponderamento”.

O vice prefeito de Nova Viçosa, Roberval Lima Porto, agradeceu a empresa e os envolvidos no projeto, segundo ele, a forma que relação com a comunidade em que está inserida é praticada pela Suzano, tem feito da companhia um exemplo a ser seguido na região. “O futuro vem de despertar interesse em saber sempre mais, conhecimento, a busca pelo conhecimento, e esse conhecimento se dará sempre com a participação dessas comunidades, por isso parabenizo a Suzano Papel e Celulose, mas indico que esse é o caminho, não o fim, é preciso ações continuadas para que tenhamos de fato uma mudança visível em nossas comunidades” concluiu Ruberval.

Para André Brito, relações institucionais da Suzano Papel e Celulose, as conquistas se dão no âmbito da informação, para ele é necessário entender de verdade o papel de cada agente que compõe a estrutura da comunidade e a partir daí formalizar um pacto de desenvolvimento. “ observe vocês que estamos aqui porque fomos acionados com demandas que de fato impactarão a rotina da comunidade, o mercado de trabalho agora tem mais 30 novos agentes prontos para servi-lo, esse é o nosso papel, vivenciar junto com vocês aquilo de verdade vai mudar a vida de vocês, não podemos impor, é preciso construir, a Suzano Papel e Celulose foi construída assim, um sonho de alguém, que viu potencial em pessoas, nosso principal projeto para a região sempre foi investir em pessoas, porque pessoas geram negócios que geram lucros” disse André.
Noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…