Suzano e Lume Robotics desenvolvem primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, e a Lume Robotics, líder em soluções de mobilidade autônoma na América Latina, firmaram uma parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da região. Viabilizado por um contrato de R$ 3 milhões com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o projeto será testado em um terminal portuário da Suzano, integrando conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica.
O projeto, em desenvolvimento, utilizará o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, que combina software e hardware avançados para permitir a operação do veículo sem intervenção humana. Esta tecnologia possibilita a criação de mapas detalhados, localização precisa em tempo real e navegação autônoma, além de responder dinamicamente a obstáculos e ao ambiente de trânsito. Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume, destacou que a Finep selecionou o projeto por seu potencial disruptivo na eliminação de riscos para motoristas e na maximização da eficiência operacional.
A solução será implementada em uma operação real no terminal portuário da Suzano, com previsão de iniciar testes em 2028. O caminhão elétrico autônomo será capaz de transportar 64 toneladas de celulose por ciclo, percorrendo cerca de quatro quilômetros e realizando aproximadamente 50 viagens por dia. Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional na Suzano, ressaltou a parceria como alinhada à estratégia da empresa de buscar inovações sustentáveis, reforçando o compromisso com eficiência e sustentabilidade.
Noticia10
Prado: Seminário reforça rumo ao sucesso turístico com novos investimentos e oportunidades na Costa das Baleias
O seminário Avança Turismo, realizado em Prado, na última semana, marcou um importante pas…