Home Cidade e Região Bahia Sul da Bahia: comunicador da rádio 3 corações participa da 4ª conferencia nacional de meio ambiente, questiona ministra, e chama a atenção do Brasil para a região.
Bahia - 31 de outubro de 2013

Sul da Bahia: comunicador da rádio 3 corações participa da 4ª conferencia nacional de meio ambiente, questiona ministra, e chama a atenção do Brasil para a região.

 

O comunicador Neuzivan dos santos, da Rádio 3 Corações FM, de Itabatan, esteve participando da 4ª conferencia nacional do meio ambiente como delegado para voz e voto pela Bahia, que discutiu entre os dias 24 e 27 de outubro os resíduos sólidos e seus efeitos. Porém com os últimos acontecimentos evolvendo a monocultura de eucalipto e a produção de papel e celulose na região que vinham gerando grandes transtornos sociais, o comunicador Neuzivan dos Santos partiu como um único objetivo: chamar a atenção da ministra e do Brasil para a problemática sócio ambiental do Sul da Bahia.

Convidado a participar de uma roda de diálogos com os jovens que estavam presentes na conferencia e com a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, o comunicador Neuzivan dos Santos e outros quatro jovens de diversas regiões do Brasil expuseram suas realidades, seus sofrimentos e a falta que faz ausência das entidades competentes para fiscalizar, cobrar e punir quem descumpre a legislação ambiental e principalmente quem não pratica sua responsabilidade social. Em um diálogo de 50 minutos transmitido ao vivo pela internet, que foi acompanhado em tempo real por dezenas de milhares de jovens no Brasil e no Mundo.

Numa fala simples, pontuando a falta de emprego e renda, as ilhotas de pobreza e a segregação social promovida pelo eucalipto e pelas empresas de papel e celulose no sul da Bahia, o Neuzivan dos santos conseguiu não só mostrar para ministra e para o Brasil uma realidade que muitos não conheciam, como também comover e emocionar a ministra do meio Ambiente Isabela Teixeira. Durante todo o pronunciamento do comunicador da Rádio 3 Corações FM, a ministra manteve um olhar de perplexidade e emoção, e foi surpreendida com um pedido de “socorro” para os segregados sociais do Sul da Bahia.

Depois de ouvir oito falas, quatro delas de agentes sociais como o comunicador Neuzivan dos santos, a Ministra se pronunciou, descontraiu com alguns participantes, brincou com os espectadores e de forma emocionada falou para o sul da Bahia “não tenho dúvidas, que temos que resolver o problema, se preciso for eu vou lá, eu e a Ministra Maria do Rosário, o que nós não podemos é ter um Brasil no Sul da Bahia muito diferente do Brasil que queremos”.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…