Sooretama: Situação de onças-pintadas em reserva é crítica, revela estudo
As onças-pintadas só aparecem em oito áreas de Mata Atlântica em todo o Brasil, e uma delas é o bloco Sooretama-Linhares, no Norte do Espírito Santo, que possui 17 animais desta espécie. A doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre Ana Carolina Srbek de Araujo realiza um estudo desde 2005 sobre a situação da população de onças-pintadas no bloco Linhares-Sooretama.
De acordo com a bióloga, não há estimativas anteriores para saber se o número delas estão reduzindo por aqui, mas o estudo aponta a fragilidade dos animais. “Apesar de representar uma das maiores densidades populacionais na Mata Atlântica, se pensarmos como população final, é um número muito pequeno a longo prazo. E as populações pequenas estão submetidas a problemas demográficos, além de outro problema sério que é a questão genética”, explica.
Com o pequeno número de animais na região, a população de felinos fica exposta a doenças, além de reduzir a capacidade da espécie de se adaptar a mudanças no ambiente, como situações de seca, por exemplo. “A população mais próxima está em Minas Gerais, há muitos quilômetros de distância, então a situação é crítica. No Brasil as onças-pintadas são consideradas vulneráveis, já na região de Mata Atlântica a classificação é de criticamente ameaçado, ou criticamente em perigo, a última categoria antes de extinção”, alerta a professora.
A pesquisadora utilizou armadilhas fotográficas e, através de identificação das manchas no corpo dos animais e programas específicos que calculam os dados pesquisados, conseguiu estimar o número de onças-pintadas na região.
Noticia10/gazetaonline
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…