Sooretama: Ambientalistas propõem estrada-parque na BR 101
Essa é a alternativa ideal para a duplicação da BR 101, em discussão, pois aumenta a fluidez e a segurança do trânsito e diminui as elevadas taxas de atropelamentos de animais e de acidentes fatais com veículos em alta velocidade, e que foi apresentada junto a outras sugestões na Tribuna Popular da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (1).
Convidados pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), compareceram o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Áureo Banhos, o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama, Marcel Redling Moreno, e o fotógrafo de natureza do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon.
“Não somos contrários à duplicação, só queremos a rodovia mais segura para as pessoas e os animais“, afirmou o professor universitário. E diante das possibilidades, que já constam no estudo contratado pela concessionária ECO 101, a pior delas é a duplicação no trecho que corta as reservas. “É uma alternativa muito pobre diante de um cenário tão rico”, pondera. Até porque, complementa Marcel, “não duplicar vai manter o problema atual, que é gravíssimo”, ressalta.
Inspirando-se em experiências de sucesso no país e no exterior – como o Parque Nacional do Iguaçú, também cortado por uma rodovia federal, e o pantanal mato-grossense – os três ambientalistas, que atuam há quase uma década no caso Sooretama, sugerem, veementemente, o apoio ao enorme potencial ecoturístico da região, que pode gerar trabalho de forma limpa, com muito mais segurança e distribuição de renda entre a população local, ao mesmo tempo que protege os atributos ambientais da floresta.
“O turismo de observação de animais gera muitos recursos financeiros. Os pantaneiros estão deixando de produzir gado para fazer safari de observação de onças. E aqui nós temos onças, antas, aves”, provoca Leonardo Merçon.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…