Home Auto Motores Sob ameaças de corte de verbas, primeiro caça brasileiro da família GRIPEN NG, é entregue na Suécia.
Motores - 13 de setembro de 2019

Sob ameaças de corte de verbas, primeiro caça brasileiro da família GRIPEN NG, é entregue na Suécia.


“Este é um momento histórico”, declarou nesta terça-feira (10) na Suécia o ministro da Defesa do Brasil, general Fernando Azevedo e Silva, na cerimônia oficial de entrega do primeiro caça Gripen brasileiro para o início da campanha de ensaios em voo. O contexto de corte de verbas anunciado pelo governo não parece preocupar os interlocutores suecos. O contexto de corte de verbas anunciado pelo governo não parece preocupar os interlocutores suecos.

Claudia Wallin, enviada especial a Linköping, na Suécia Sob um céu nublado, um show aéreo da aeronave brasileira marcou a cerimônia na sede da fabricante sueca Saab, em evento que reuniu cerca de 300 autoridades suecas e brasileiras – entre elas o comandante das Forças Aéreas Brasileiras (FAB), tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e o ministro da Defesa sueca, Hultqvist.
Apesar do forte contingenciamento anunciado este ano para as Forças Armadas, que prevê corte orçamentário específico de 52,6% em relação ao programa de desenvolvimento do Gripen, o ministro Azevedo e Silva afirmou que o orçamento será revisto. “Estamos ainda na fase de diretrizes orçamentárias, e realmente as previsões iniciais não são boas, não apenas em relação a esse programa, e sim a todos os projetos das Forças Armadas.

Mas o governo e a equipe econômica, atendendo a diretriz do presidente (Jair Bolsonaro), estão revendo esse orçamento para o ano que vem, de modo que a gente não possa ter uma defasagem em relação a esses projetos, que são importantes e que já são iniciados. Então, tenho certeza de que a expectativa será boa para o próximo ano”, disse o ministro em entrevista a jornalistas brasileiros. “O presidente Bolsonaro está ciente, como militar e principalmente como parlamentar, que por 27 anos sempre defendeu a causa das forças armadas” defendeu o ministro.

A cerimônia de entrega do caça para a fase de ensaios em voo ocorreu quinze dias após o voo inaugural em Linköping do primeiro caça Gripen brasileiro – resultado da parceria entre a fabricante sueca Saab e a Embraer, com participação de outras empresas brasileiras parceiras no projeto.”A entrega do primeiro Gripen ao Brasil é um momento extremamente importante para a parceria estratégica entre Brasil e Suécia”, disse à RFI o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist. “O Brasil é um parceiro muito importante e valioso para nós. E queremos também expandir nossas relações, com a possibilidade de desenvolver no Brasil o que podemos chamar de um hub para o Gripen na América Latina”, acrescentou o ministro sueco.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…