Home Cidade e Região Espírito Santo Serra: número de homicídios cai 38% em um ano
Espírito Santo - 30 de outubro de 2018

Serra: número de homicídios cai 38% em um ano

O Município da Serra registra mais um índice histórico. De janeiro a outubro, foram 100 homicídios a menos em relação ao mesmo período do ano passado, uma redução de 38%, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública encaminhadas ao Observatório de Segurança da Secretaria de Defesa Social da Serra. Nos dez primeiros meses de 2017, ocorreram 261 homicídios na Serra. Em 2018, o número caiu para 161.

O secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda, destaca que os esforços das polícias Civil e Militar nas prisões de homicidas, nas operações de combate ao tráfico de drogas e a aproximação do poder público municipal com a comunidade são fatores para a redução dos índices de violência na Serra.

“Estamos formando, via GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), uma Rede de Promoção de Ambientes Seguros (Repas) para realizar ações integradas das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Fazenda, Políticas Púbicas para as Mulheres e Direitos Humanos; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, poder Judiciário e Ministério Público, entre outros”, afirma o secretário. O gabinete é coordenado diretamente pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

A partir do GGIM são geradas ações, como: fiscalização de terrenos baldios, prevenção e repressão a invasões irregulares, operações e fiscalização de trânsito, combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, fiscalização em bares e boates, fiscalização em ferros-velhos, iluminação e limpeza pública, entre outros.

“Muitas ações da prefeitura promovem melhorias na qualidade de vida do cidadão e contribuem para a queda da violência. Um exemplo é a construção de 17 creches desde o início da atual gestão, em 2013. Outro exemplo de melhoria que impacta a segurança pública foi à modernização no sistema de iluminação em 98% dos bairros da Serra, que tiveram as lâmpadas de vapor de sódio trocadas por lâmpadas de vapor metálico, que garantem maior luminosidade e consequentemente, maior segurança nas ruas”, destaca Miranda.

Para 2019, a tendência também é de queda nos índices de homicídios. “A redução vem ocorrendo ao longo dos anos e tenderá a cair com as melhorias na área de segurança pública no Estado”, avaliou Miranda. Entre as novidades para 2019 na Serra, o secretário destaca a contratação de mais 64 agentes da Guarda Civil Municipal, que atualmente estão finalizando o curso de formação, e a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública, para fortalecer a aproximação entre a comunidade e os órgãos de segurança.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…