Home Notícias Brasil Sérgio Moro age como lobista, enquanto o Brasil reduz consideravelmente o número de fumantes, o ministro quer reduzir os impostos sobre o cigarro.
Brasil - 4 de abril de 2019

Sérgio Moro age como lobista, enquanto o Brasil reduz consideravelmente o número de fumantes, o ministro quer reduzir os impostos sobre o cigarro.


O Brasil caminha para conseguir reduzir em mais de 50% a taxa da população que fuma até 2025, numa das reduções mais importantes do mundo. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o País retirará do mercado do cigarro 8 milhões de brasileiros em 25 anos.

A pesquisa revela que 27% da população do planeta fumava em 2000. Em 2016, essa taxa caiu para 20%. Entre os homens, a taxa de uso de tabaco caiu de 43% para 2000 para 34% em 2016. Mas as projeções da OMS apontam que esse número brasileiro continuará caindo. Em 2020, apenas 12,2% dos brasileiros estarão fumando. Em 2025, serão apenas 10,3% dos brasileiros usuário de tabaco.

Na contramão desse avanço, o Ministro e ex-Juiz, Sérgio Moro, quer reduzir o imposto sobre cigarros. A proposta, polêmica, foi encaminhada na semana passada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. No dia 26 de março ele criou um grupo de trabalho (GT) que tem 90 dias para apresentar um parecer sobre a viabilidade da medida. Moro defendeu sua proposta, argumentando que é muito difícil combater o contrabando. “As fronteiras são muito porosas, muitas vezes as pessoas envolvidas no contrabando de cigarro não se sentem envolvidas em uma atividade ilegal”, afirmou o ministro, justificando a necessidade do estudo.

A proposta dividiu a opinião pública e políticos. O senador José Serra (PSDB), ex-ministro da Saúde, disse que a medida parece equivocada e contraproducente. “Vai elevar o consumo de tabaco no Brasil, aumentando o número de mortes relacionadas com o cigarro”, afirmou. Em audiência no Senado no dia 27, Moro esclareceu que se o estudo provar que a diminuição dos impostos aumentaria o consumo de cigarro no país, ele não aprovaria a proposta.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…