Home Cidade e Região Espírito Santo São Mateus: prefeitos do Norte e Noroeste capixaba se reuniram por pautas afins.
Espírito Santo - 30 de junho de 2019

São Mateus: prefeitos do Norte e Noroeste capixaba se reuniram por pautas afins.


O prefeito de São Mateus, Daniel Santana, reivindicou da Petrobras apoio para reforma e construção de escolas no Município. A solicitação foi feita oficialmente nesta sexta-feira (28), no encontro realizado na Prefeitura de São Mateus, onde se reuniu com representantes da Petrobras e mais 11 prefeitos de municípios do Norte e Noroeste Capixaba. A reunião foi organizada pela senadora Rose de Freitas para debater a viabilização de parcerias com a estatal em projetos educacionais e socioambientais

Representando a senadora, o assessor Luís Cláudio Montenegro explicou aos presentes que o objetivo da reunião foi apresentar aos gestores municipais os projetos desenvolvidos pela Petrobras no setor de responsabilidade social, com destaque para as áreas de educação e meio ambiente. Os representantes da estatal também ouviram dos prefeitos as principais demandas de seus municípios.

Daniel Santana abriu a fala dos prefeitos agradecendo a presença de todos e solicitou que o secretário de Educação de São Mateus, José Adilson Vieira de Jesus, apresentasse as demandas do Município. Foi explanada a necessidade de reforma de 48 escolas (30 na zona rural e 18 urbanas) e a construção de mais três novas.

Também foi apresentado um resumo da situação das estruturas físicas de algumas escolas municipais em fevereiro de 2017, início da atual gestão, e as principais conquistas obtidas para a restauração e reforma dos prédios.

O empenho de Daniel Santana também foi reconhecido por prefeitos de outros Municípios em suas falas. O prefeito de São Domingos do Norte, Pedro Pão, parabenizou Daniel pelo cuidado com a Cidade, destacando a limpeza do Balneário de Guriri.

Marques Cavalcante e Gilberto de Carvalho, representantes da Petrobras, apresentaram aos presentes um panorama do histórico e projetos desenvolvidos pela estatal no Estado, como o Plano de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) e o Programa de Educação Ambiental (PEA-ES), além de cinco novos projetos que vão para a região escolhidos no ano passado via seleção pública.

No final da reunião, Luís Cláudio Montenegro, assessor da senadora Rose de Freitas, explicou aos presentes que, a partir das solicitações colhidas na reunião, será elaborado um mapa de prioridades com as demandas que vão de encontro às iniciativas da Petrobras. A partir daí, a senadora discutirá com a Diretoria da empresa a viabilização de projetos para atender as necessidades dos Municípios nas áreas de educação e de meio ambiente.
noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…