São Mateus: município inaugura feira orgânica
São Mateus, norte do Estado, acaba de receber a mais nova feira orgânica do Espírito Santo. Inaugurada neste mês, no bairro Carapina, a iniciativa vem fortalecer o movimento de expansão das feiras livres especializadas em produtos orgânicos e/ou agroecológicos no Estado, que é destaque nacional.
Além das orgânicas, as feiras agroecológicas também são opção para aquisição de alimentos saudáveis. Diversos municípios no interior capixaba mantêm pontos de comercialização agroecológica direto ao consumidor, com apoio do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e sindicatos dos trabalhadores rurais.
A principal diferença entre orgânicas e agroecológicas, para o consumidor, está no tipo de certificação. Os produtores orgânicos ainda buscam os selos auditados por certificadoras privadas – até porque quando começaram a produzir orgânicos, há 30 anos, esse foi o primeiro tipo de certificação a ser criado. Esses selos auditados são onerosos, mas, por outro lado, a ausência de selos ao mesmo tempo que barateia o produto final, traz mais dificuldade de reconhecimento de sua especificidade.
Uma solução buscada mais recentemente pelos coletivos agroecológicos é a certificação participativa, prevista em lei, em que os próprios consumidores, intermediados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), concede o certificado agroecológico.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…