São Mateus: Município está desenvolvendo ações buscando a expansão do setor agrícola.
“O agricultor precisa de água e estradas para escoar sua produção, pois produzir, trabalhar, ele sabe” – sempre lembra o prefeito de São Mateus, Daniel Santana. Ele determinou a manutenção periódica das estradas rurais de todo o Município, e a Prefeitura tem construído barragens para garantir a irrigação das plantações. Agora, o prefeito quer a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura voltada para diversificação agrícola e intensificação da fruticultura. Para isso conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), através do Secretário Paulo Foletto.
Daniel está criando, via Projeto de Lei, o Programa de Distribuição de Mudas, Sementes e Insumos em São Mateus. A iniciativa tem por objetivo o estímulo à diversificação agrícola no Município, que encontra campo fértil com a tendência, já consolidada e com o respaldo de diversas instituições, de expansão e intensificação da fruticultura no Norte do Espírito santo. A distribuição ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura, e para serem atendidos os produtores rurais devem estar inseridos no cadastro da Pasta, tenham preenchido e assinado o formulário de solicitação específico do Programa e apresentem os documentos exigidos.
Não terão custos produtores que comprovarem participação em programas de incentivo federais, estaduais ou municipais, tais como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, Programa de Desenvolvimento Sustentável de Projetos de Assentamentos, entre outros.
São Mateus é membro do Consórcio Prodnorte e mantém sólidas parcerias com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES) e com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Por sua vez, essas instituições estão empenhadas no fomento da fruticultura, objetivo do projeto “Implantação e Desenvolvimento da Fruticultura na Região Norte do Espírito Santo”. Para fins de desenvolvimento do Projeto, os municípios que integram o Prodnorte serão organizados em dois núcleos, sendo um deles, São Mateus e o outro, Montanha.
Embora seja conhecido como Capital Nacional da Pimenta do Reino, São Mateus já vem, ao longo dos últimos anos, diversificando sua produção agrícola, com excelentes resultados na fruticultura. É o maior produtor capixaba de limão Tahiti, apresenta excelentes resultados com cítricos diversos e produz uma grande variedade de frutas, com destaque para goiaba, coco, uva, acerola, banana prata, banana da terra, mamão, maracujá, pitaya e abacaxi, entre outras.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…