São Mateus: Feira de artesanato de da Ilha de Guriri ocupará novo espaço, com maior estrutura
A Feira de Artesanato da Ilha está de mudança: da antiga Cascata, na entrada do Centro de Guriri, para um espaço mais estruturado, cedido pela Prefeitura, às margens da Rodovia Othovarino Duarte dos Santos, entre as ruas Otavio Boroto (Rua 18) e Edite Laura Moreira de Almeida (Rua 19), no lado Norte do Balneário.
O espaço já estava nos planos da cultura criativa do Município há tempos: a Secretaria Municipal de Cultura tem uma proposta para construir ali um Centro de Referência de Artesanato, referenciando a totalidade do artesanato produzido em território mateense, dos quilombos às comunidades de pesca.
“Só que esse é um projeto grande, que demanda tempo, mais planejamento e cumprimento de uma série de exigências legais. Para a ocupação imediata do espaço, o Coletivo será muito mais ágil” – enfatizou a secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina.
Conforme a representante da ong Acorda Guriri, Maria Eunice Medeiros Ramos, a Nice de Guriri, os artesãos e demais artistas que compõem o coletivo estão entusiasmados: “Teremos espaço e estrutura para expor a produção de forma permanente, organizar oficinas e desenvolver mais amplamente o conceito de espaço multicultural, com participação mais efetiva de outros segmentos artísticos, como teatro e música.”
Nice acrescenta que “o pontapé inicial, com a limpeza do espaço e disponibilização de água e luz, já está acontecendo e é mais um apoio fundamental que o prefeito Daniel nos dá. Assim que essas pendências estiverem resolvidas procederemos a ocupação do espaço e já estamos em conversação com outras parcerias para dar continuidade ao projeto.”
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…