São Mateus é destaque como município mais violento do Norte do ES
O município de São Mateus, no Norte do Estado, aparece em destaque como o mais violento, com elevado índice de homicídios, atrás apenas do município da Serra na Grande Vitória. Esse é o resultado de um levantamento de 2016, mas que não difere tanto dos momentos atuais, como denunciou na sessão da última terça-feira na Câmara de Vereadores, o vice-presidente do Legislativo Jorge Recla de Jesus (PTB).
Já prevendo essa repercussão negativa para o município de São Mateus que se insere nas estatísticas não apenas no índice de homicídios como também assaltos, muitos deles na zona rural como frisou o vereador Paulo Chagas (PT) na mesma sessão, o líder do Governo, vereador Francisco Amaro anunciou a vida a São Mateus no próximo dia 29, do comandante geral da Polícia Militar coronel Nylton
Mas independente da vinda do comandante geral a São Mateus, o presidente da Câmara Carlos Alberto Gomes Alves (PSB) quer antes convidar o comandante do 13º Batalhão tenente-coronel Menegatti para ir à Câmara explicar as ações imediatas que estão sendo desenvolvidas no município.
Na estatística que destaca São Mateus entre as cidades mais violentas, um detalhe chama a atenção: poucos foram os investimentos desde 2016 até agora, principalmente no aspecto humano. Vale lembrar que o efetivo da PM de São Mateus atende ainda os municípios de Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário. “Mas não podemos negar o esforço da PM em combater a violência no município”, observou o vereador Jozail do Bombeiro. Mas as estatísticas se refere apenas a São Mateus e Serra, sendo que o município serrano está à frente.
A constatação que a pesquisa teve em nível se aplica à realidade capixaba em que a violência tem crescido em cidades interioranas. Além de São Mateus, também estão entre os municípios mais violentos Linhares (norte do Estado), com índice de 36.6 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, seguido por Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), com 30.4, e Colatina (noroeste do Estado), com 28.3. Na Grande Vitória, por sua vez, depois de Serra estão Cariacica (48.1), Guarapari (40.3), Vila Velha (38.8) e Vitória (23.1).
Noticia10/saomateusnews
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…