Home Sem categoria São Mateus: Comunidades do interior recebem salas de inclusão digital
Sem categoria - 5 de setembro de 2014

São Mateus: Comunidades do interior recebem salas de inclusão digital

 

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) entregaram nos dias 2 e 3 deste mês setembro 64 laptops para escolas municipais do Campo. A ação faz parte do Projeto Salas de Inclusão Digital, parceria do Município com a empresa de transporte e logística de combustível. Além dos laptops, as quatro escolas contempladas receberão sala de inclusão digital.

Foram contempladas as escolas EMEIEF Maria Francisca Nunes Coutinho (Nativo de Barra Nova), com 24 laptops, EPM Campo Grande de Baixo (Comunidade de Campo Grande), com 16 equipamentos, EPM Enedino Monteiro (Barra Nova Sul), com 12, e EPM Alice Moreira Machado (Barra Nova), com 12. Os equipamentos operam com o sistema operacional Linux Educacional 5.0.

O Projeto Salas de Inclusão Digital prevê a capacitação de educadores e alunos das escolas e também a dos moradores dos bairros, que terão acesso às ferramentas da tecnologia e da internet. O projeto deverá atender, no primeiro ano, cerca de 300 pessoas (crianças, adolescentes e adultos). Elas serão capacitadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Cidadania, com o objetivo de formar Agentes Locais de Transformação.

“O convênio representa a busca de novas perspectivas pessoais e profissionais para as jovens gerações de São Mateus. Sabemos que o crescimento da Transpetro está diretamente ligado ao crescimento dos locais e das populações que convivem com as nossas instalações e atividades. Essa é a razão que leva a Companhia a investir nas salas de inclusão digital. Temos consciência de que o acesso à internet é a chave que abrirá as portas do mundo virtual da informação, do conhecimento e da cidadania para a população de São Mateus” – afirma Claudio Francisco Negrão, gerente de Responsabilidade Social da subsidiária da Petrobras.

As unidades de inclusão digital funcionarão em salas especialmente montadas para o projeto. Em um primeiro momento, o CDI capacitará educadores locais, selecionados entre os professores das escolas. Em julho, com o final das férias, as salas e os educadores estarão prontos para iniciar o atendimento aos alunos e adultos. Já Francisco Barreto, gerente dos terminais aquaviarios do Espírito Santo, destacou que o interesse da comunidade conta muito para o desenvolvimento do projeto.

O investimento total da Transpetro no projeto será de R$ 211.831,86. Já o município de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou os espaços nas escolas e os professores que atuarão como educadores digitais.” São parcerias como esta que ajudam o município a avançar na questão do ensino e todos tem direito a inclusão digital”- disse o prefeito Amadeu Boroto.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…