São Mateus: Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), realizará simpósio do café
O professor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Fábio Luiz Partelli, utilizou a Tribuna da Câmara na sessão na última terça-feira (17), para divulgação do 7º Simpósio do Produtor de Conilon que acontecerá no dia 09 de agosto no Auditório Central do CEUNES-UFES, bairro Litorâneo.
Na condição de coordenador do simpósio e professor do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) do Ceunes, Dr. Partelli, convidou os vereadores e o público presente na sessão para acompanharem a programação do evento, preenchida com palestras, debates e atividades práticas. Organizado pela Ufes em parceria com a empresa júnior de Agronomia da Universidade, a Projagro, o simpósio tem como tema central ‘Qualidade e Sucesso Familiar’. É uma chance de aprimorar a qualidade do Conilon na região e promover oportunidades de negócios.
Pesquisadores e profissionais de destaque na área vão tomar um “Café com Prosa” e debater entre outros assuntos: Como Produzir com Qualidade; Manejo da Cochonilha e da Ferrugem; Gestão e Sucessão – Mudar para Sobreviver; Cultivar da Ufes em Parceria com Cafeicultor e Experiência de Sucesso de Cafeicultores. Haverá sorteio de uma roçadeira motorizada e doação de R$ 1.000,00 para instituição de caridade de São Mateus. Inscrição: R$15,00
O Espírito Santo se destaca com 75% da produção nacional. O produto representa 27% do PIB Agropecuário e o segmento vem crescendo significativamente. A área cultivada vem diminuindo no estado ao longo dos anos. Ainda assim, o Espírito Santo é responsável por 62,4% da área total cultivada no país: possui 266,47 hectares plantados de conilon. Por conta da seca, muitos produtores fizeram podas drásticas nos cafezais e erradicaram as lavouras. Com isso, a área de café conilon em produção no estado diminuiu em mais de 10%. No ano passado. Com as chuvas do começo deste ano, o conilon reagiu e atingiu a melhor marca de produtividade em quatro anos. Com a terceira melhor safra desde 2011, estima-se que a colheita deve ultrapassar 8 milhões de sacas. O melhor índice anterior a esse foi registrado em 2014, antes da crise hídrica.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…