São Mateus: Câmara disponibiliza sistema que facilita pesquisa por informações do legislativo
O cidadão mateense tem uma nova ferramenta online, de acesso às informações do legislativo, de fácil compreensão e disponível a qualquer munícipe. É o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Trata-se de um produto desenvolvido por técnicos do Senado Federal, por meio do Interlegis, para ser utilizado pelas Câmaras de todo Brasil, totalmente gratuito. A responsável pelo funcionamento do Sistema na Câmara de São Mateus é a servidora efetiva Girlys Brumatti.
Segundo ela, o SAPL é um grande aliado no cumprimento das exigências sobre transparência, como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Sistema é também uma ferramenta de transparência para o mandato do parlamentar, pois o cidadão pode acompanhar de onde estiver o trabalho de seu vereador, bem como o que está sendo deliberado e em tramitação na Câmara de São Mateus”, frisou a servidora ao utilizar a Tribuna Popular durante Sessão Ordinária do dia 29, para apresentar o Sistema à população.
Para ter acesso ao SAPL, o cidadão deve estar com o site da Câmara de São Mateus (www.camarasaomateus.es.gov.br) aberto. Na lateral esquerda do portal, ao final da página, está o ícone de acesso ao SAPL, onde estão disponíveis informações como Matéria Legislativa (Projetos de Leis, Indicações, Requerimentos, Moções, entre outras proposições) e Normas Jurídicas (Leis, Decretos e Resoluções). No portal, ainda é possível obter informações sobre as Comissões Permanentes, Mesa Diretora e Vereadores. Girlys explica que até o momento, foram disponibilizadas informações referentes a esta legislatura, ou seja, relacionadas aos anos de 2017 e 2018. “A pretensão é incluir os exercícios anteriores na plataforma”, disse.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…