Home Cidade e Região Espírito Santo São Mateus: Aumenta procura por testes de Aids após prisão de dançarino
Espírito Santo - 10 de junho de 2015

São Mateus: Aumenta procura por testes de Aids após prisão de dançarino

 

Após a prisão do dançarino Filipe Duarte Santana, de 24 anos, suspeito de infectar pelo menos três mulheres com o vírus HIV, de propósito, em São Mateus, no Norte do Estado, a procura pelo teste para detectar o vírus aumentou no município.

De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São Mateus, enfermeira Maria da Penha de Oliveira Siqueira, somente nesta segunda-feira (8) foram feitas de 18 a 19 coletas no CTA, sendo que a média é de 15 por dia.

Para a coordenadora, a prisão do rapaz serviu como um alerta para as pessoas. “Nem todo mundo que vem aqui é porque teve um relacionamento com esse rapaz. Mas as pessoas começam a repensar as práticas sexuais, veem que ficam vulneráveis e decidem fazer o teste”, explicou.

Ainda segundo Maria da Penha, a tendência é que a procura pelo teste aumente e isso é positivo. “É bom que aumente porque, a partir do momento em que a pessoa descobre que está infectada, tem chance de melhorar a qualidade de vida. Hoje existem medicamentos que causam menos efeitos colaterais, que prolongam o tempo de vida. Existe medicamento, inclusive, que é três em um. Se antes o paciente tomaria oito ou nove comprimidos, agora ele toma apenas um”, explicou.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…