Projeto Tamar comemora 35 milhões de tartarugas protegidas no Brasil
Soltura tartaruguinhasNa próxima sexta-feira e sábado (6 e 7), o Projeto Tamar estará em festa, pois terá conquistado a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar. O projeto começou em 1980 e, dois anos depois, salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Tamar protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.
Dentre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais. “Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 milhões, que simboliza esse importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do projeto.
O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados do Espírito Santo, Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, de acordo com os costumes de cada local. Em terras capixabas, a marca será celebrada nas sedes do projeto em Regência, distrito de Linhares, na capital Vitória e em Guriri, no município de São Mateus. Confira o que foi programado para as comemorações no Estado:
No sábado (07), a partir das 14 horas, haverá programação comemorativa na Reserva Biológica de Comboios. A festividade começará com alimentação interativa de tartarugas marinhas e a hora do gelo, exibição de vídeos, recital poético, recital musical com músicos amigos da natureza, homenagens aos artistas e parceiros e corrida das tartarugas ao mar (soltura de filhotes).
Em Vitória haverá abertura do evento às 16 horas de sexta-feira (06), seguida de alimentação interativa das tartarugas marinhas. Na sequência, haverá recital do poema “União”, de Maviael Mello. Às 16h30, haverá apresentação da música ‘Tamaravilhoso’, com soltura de tartarugas marinhas às 17 horas, parabéns e bolo às 17h30. No sábado (07), às 14 horas será realizada Oficina com material reciclável.
Em Guriri, as comemorações serão antecipadas. Na quarta-feira (04) haverá visitas de 35 alunos de uma escola particular de ensino infantil e fundamental. As crianças, com idades entre 01 a 03 anos aprenderão sobre ‘Bichos do mar e natureza’, das 13 às 17 horas. Já na sexta-feira (06), serão recebidas 28 crianças de 04 a 05 anos, que conhecerão um pouco sobre o mesmo tema, das 13 às 17 horas, e na sequência poderão presenciar a soltura de filhotes de tartarugas na praia.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…