Projeto Planos da Mata formaliza parceria com Prefeituras
Lançado em março deste ano, o projeto “Planos da Mata” visa estruturar a governança local e, de forma participativa, viabilizar a construção de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 35 municípios onde a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, atua na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio da Suzano, o projeto convida interessados(as) em atuar nos PMMA nestes municípios a participarem gratuitamente do curso on-line voltado à elaboração e implementação dos planos, disponível até 20 de setembro. Durante o projeto, haverá também oficinas presenciais, com a participação da sociedade civil local, destinadas à construção participativa do instrumento do PMMA. Inscrições e mais informações sobre o curso on-line podem ser acessadas no portal www.pmma.etc.br.
Outra ação neste mês é a oficialização das parcerias com os Prefeitos dos municípios participantes. Serão realizadas Cerimônias para lançamento oficial da parceria do projeto com os representantes municipais, de forma virtual, nos dias 18 de agosto com os municípios de São Paulo, 19 de agosto com os do Espírito Santo e Minas Gerais, e no dia 20 de agosto com os municípios da Bahia.
O objetivo do projeto é sensibilizar e qualificar atores locais para atuarem na elaboração e monitoramento da implementação do instrumento, oferecendo ferramentas de gestão e de participação social fundamentais para apoiar a efetividade da governança sobre políticas públicas de conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica, como o PMMA.
Com o protagonismo desta iniciativa conjunta, o projeto espera ampliar os esforços para gestão qualificada do território, envolvendo a sociedade na construção de soluções transformacionais que ajudem na conservação, restauração, uso sustentável da biodiversidade, em um cenário de emergência climática, favorecendo a criação de um ambiente socialmente justo, ambientalmente amigável, economicamente viável e promissor nos municípios envolvidos.
A iniciativa contempla nove municípios na Bahia (Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Lajedão, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas); sete no Espírito Santo (Aracruz, Conceição da Barra, Montanha, Cachoeiro de Itapemirim, Pedro Canário, Pinheiros e São Mateus); quatro em Minas Gerais (Ladainha, Poté, Malacacheta e Teófilo Otoni); e 15 em São Paulo (Alumínio, Angatuba, Capão Bonito, Guararema, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, Pilar do Sul, Santa Branca, Salesópolis e São Luiz do Paraitinga).
”A Suzano espera ampliar os esforços para recuperação da Mata Atlântica a partir da construção dos Planos Municipais de maneira integrada com a sociedade civil organizada local e o poder público municipal, e assim contribuir para alavancar a agenda de restauração do bioma nestes municípios ”, destaca Marcelo Gomes, gerente de Sustentabilidade da Suzano.
Para saber mais sobre a iniciativa: www.pmma.etc.br – PMMA – Planos Municipais da Mata Atlântica
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…