Home Cotidiano Política Professor e Secretário Jerônimo Rodrigues deverá ser o candidato a governador da Bahia
Política - 11 de março de 2022

Professor e Secretário Jerônimo Rodrigues deverá ser o candidato a governador da Bahia

Está tudo encaminhado para que o sertanejo de Jequié, professor universitário e atual Secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, seja o próximo governador do estado. Considerado o secretário mais completo do quadro administrativo do governo da Bahia, Jerônimo nutre a preferência tanto da militância do Partido dos Trabalhadores, quanto dos “caciques” que lideram a frente política que governa a Bahia há quase 16 anos.

Jerônimo possui uma larga experiência à frente de pastas estratégicas da gestão pública, está Secretário Estadual de Educação, mas já esteve Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e no governo federal foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário. As credenciais do professor Jerônimo reforçam, a sua quase certa, indicação a postulante ao palácio de Ondina.

A frente ampla que governa a Bahia há quase 16 anos deve permanecer intacta para 2022. João Leão (PP) vice governador, importante aliado, é quem, do grupo, tem alimentado uma recente mágoa a respeito da condução política para definições do pleito deste ano, mas não deve passar disso o estrese do “bonitão”, Leão sabe do seu peso. Otto Alencar, Jaques Wagner, Rui Costa, Lídice da Mata e Davidson Magalhães também sabem, só foi um ruído na comunicação, que já está em vias de ser ajustado.

Juntos, PSD, PP, PT, PSB e PC do B, administram quase 70% das prefeituras do estado, são mais de 270 municípios comandados apenas por esses cinco partidos, fora a relação de parceria cativada pelo Governador Rui Costa junto a outras dezenas de municípios. A se manter o quadro, o professor Jerônimo Rodrigues será o próximo governador da Bahia.

A luz da experiência de quem coordenou as duas campanhas do Governador Rui Costa, o professor Jerônimo mantém cautela, não fala em favoritismo e muito menos em candidatura, a nossa reportagem se limitou apenas em dizer que “os ventos estão a movimentar as caravelas” e que a frente ampla que mudou a cara da Bahia “sabiamente deverá apresentar o melhor quadro para seguir guiando o Estado nos trilhos”. As arestas pendentes o presidente Lula deve aparar já na próxima semana.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…