Porto seguro: Índios Pataxó realizam evento para comemorar conquistas e trocar experiências.
Com o objetivo de comemorar suas conquistas, a comunidade indígena Pataxó realiza há 20 anos o Aragwaksã (que significa conquista). O evento reúne todos os anos, desde 1998, índios das aldeias indígenas da região. Além dos Pataxó, participam também os Tupinambás. Esse ano, o encontro realizado na quarta-feira (01), na Reserva indígena da Jaqueira, em Porto Seguro, contou ainda com a presença de índios da etnia Maxacali, do norte de Minas Gerais.
Segundo o cacique da reserva da Jaqueira, o índio Syratã Pataxó, o 20º Aragwaksã representou também o resgate de costumes das duas etnias. “Os Maxacali e os Pataxó possuem uma língua muito semelhante e costumavam se reunir antigamente”, ressaltou Syratã. Durante o evento, foram realizadas as tradicionais danças indígenas, o casamento indígena dos índios Tinguií Pataxó e Bruna Pataxó e também o batizado indígena de crianças Pataxó e Maxacali.
Segundo Syratã, a parte mais importante do Aragwaksã é o momento dos depoimentos dos anciões das aldeias, quando eles relatam aos mais jovens as histórias lutas e reforçam os costumes da comunidade. O cacique ressalta que esse é o grande objetivo do Aragwaksã, essa troca de experiências e o encontro entre os jovens indígenas de todas as aldeias da região. Esse encontro, disse o cacique, ajuda a resgatar e a fortalecer a cultura indígena. “Muitas vezes, é nesses encontros também que surgem novos casais, como aconteceu com o Lucas e a Bruna. Eles se conheceram no Aragwaksã do ano passado e no desse ano casaram”, comemorou o cacique.
Syratã explicou que na cultura indígena, antes de casar, o noivo indígena precisa participar da caçada do guerreiro. “Ele tem que carregar sozinho um tronco com peso equivalente ao peso da noiva por 200 metros. Se ele deixar o tronco cair não pode casar”, concluiu o cacique.
Noticia10/radar64
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…