Pinheiros: Produtores esperam mais de 2.500 toneladas de trigo para a próxima safra
Em 2021, produtores de Pinheiros, fizeram o primeiro plantio de trigo do Estado do Espírito Santo. Os irmãos Arthur e Lucas Orletti Sanders, plantaram, na ocasião, 50 hectares do cereal, da variedade TbioAton e colheram uma safra de 140 toneladas. Recentemente, eles plantaram 120 hectares de trigo, mais que o dobro da área inicial. Outros dois produtores de Pinheiros e um de Montanha, município vizinho, também investiram no cultivo do trigo. Juntos, os quatros somam uma área plantada de 535 hectares, o que pode render uma safra estadual de aproximadamente 2.500 toneladas.
A expectativa positiva dos produtores é reflexo do ganho em expertise, diferente do primeiro plantio, nesta safra eles fizeram investimentos em equipamentos, adubação, manejo e armazenamento apropriados. É o que explica o pioneiro Arthur Orletti Sanders. “Acreditamos que podemos chegar a 1.500 toneladas, não tão expressiva, mas já é de uma grandeza porque começamos do zero. Plantamos, os outros produtores vieram ver e plantaram também, e acreditamos que mais produtores virão. Vai se tornar um ciclo virtuoso no Estado”, comenta Orletti.
Produtor de soja, milho e sorgo, Vitor Alves, da Fazenda Esplanada, em Montanha, plantou trigo pela primeira vez. Os motivos que o levaram a investir na cultura, segundo o produtor, são “a rotatividade de cultura e menor margem com menor risco, ou seja, uma cultura mais segura”. O produtor plantou uma área de 300 hectares com os maquinários já utilizados em outras culturas. A expectativa é colher cerca de 1.250 toneladas.
Noticia10/conexaosafra
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…