Home Cidade e Região Espírito Santo Pinheiros: governador anuncia conclusão das obras da barragem do município
Espírito Santo - 7 de dezembro de 2016

Pinheiros: governador anuncia conclusão das obras da barragem do município

 

O governador do Espírito Santo, Paulo Harting fez o lançamento dos editais de licitação para construção de mais cinco barragens no Estado, um investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões e a continuidade das obras da barragem do município de Pinheiros. As cinco barragens juntas vão gerar 170 empregos e terão capacidade para armazenar mais de 800 milhões de litros de água. A iniciativa faz parte do plano do governo de enfrentamento à crise hídrica e para garantir o abastecimento à população do Estado.

Em seu discurso, o governador Paulo Hartung explicou que para que a política de barragens funcione é fundamental a atuação do poder público municipal. “Se as prefeituras ajudarem vai andar mais rápido. Estamos atravessando essa crise financeira que está castigando o Estado e os municípios, com uma forte queda na arrecadação. É um momento duro, mas com parcerias as coisas andam, as pessoas se animam e, consequentemente, o país ganha força para fazer as reformas necessárias”, comentou.

O governo também retomou as obras de conclusão da barragem de Pinheiros, construída pelo deputado Gildevan Fernandes quando foi prefeito da cidade. As obras de conclusão, um investimento de R$ 6,1 milhões, devem ficar prontas no primeiro semestre do próximo ano. A Barragem de Pinheiros-Boa Esperança será a maior do Espírito Santo, com cerca de 270 hectares de área alagada, em uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros. A capacidade de armazenamento da barragem será de 17 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano.

As obras de conclusão da barragem de Pinheiros-Boa Esperança consistem no fechamento, na delimitação e na recuperação das áreas de preservação permanente e na limpeza e na preparação da área que será alagada. Serão reflorestados aproximadamente 100 hectares no entorno da barragem, cumprindo a exigência legal de manter como Área de Preservação Ambiental (APP) uma faixa de 30 metros a partir da margem da represa.

Noticia10/ales

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…