Home Cidade e Região Espírito Santo Pedro Canário: alunos da rede pública serão imunizados contra o HPV e Meningo C.
Espírito Santo - 22 de março de 2018

Pedro Canário: alunos da rede pública serão imunizados contra o HPV e Meningo C.

O Ministério da Saúde lançou, na última terça-feira (13/03), a campanha de mobilização para vacinação de adolescentes contra o Humano Papiloma Vírus (HPV) e a meningite C. O objetivo é imunizar 10 milhões de jovens em todo o Brasil. Segundo estudo realizado pelo projeto POP-Brasil em 2017, e apresentado na abertura da campanha, a prevalência estimada do HPV no Brasil é 54%, entre os jovens de 16 a 25 anos.

No município de Pedro Canário, as ações serão realizadas a partir do dia (09/04), em todas as escolas da rede municipal e estadual. O trabalho será realizado pelo programa municipal de imunização. De acordo com a coordenadora Alice Bonelá Frinhani, os estudantes serão vacinados contra o HPV e Meningo C, e a avaliação da caderneta de vacinação para atualização das vacinas de Febre Amarela e Triplice Viral.

No lançamento da campanha o ministro da saúde, Ricardo Barros, afirmou que a campanha é de extrema importância para os jovens do Brasil. “Esta campanha está completamente de acordo com a mudança de foco que estamos implantando no Ministério da Saúde, que é priorizar a prevenção. Vamos trabalhar para ampliar a cobertura vacinal e insistir na escola, onde podemos fazer uma potencialização da imunização e assim diminuir a prevalência do HPV, que hoje está muito alta” – afirma Ricardo Barros

Deverão ser vacinados contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, assim como pessoas de 9 a 26 anos vivendo com HIV, pacientes transplantados ou com câncer, e adolescentes que chegaram aos 15 anos sem completar as duas doses. A vacina contra a meningite será distribuída para quem tem entre de 11 a 14 anos.

O Ministério da Saúde alerta para a importância da segunda dose, pois somente com ela a cobertura vacinal estará completa. “Dados da pasta mostram que, desde 2014, 8 milhões de meninas tomaram a primeira vacina, mas apenas 4,9 milhões delas retornaram às unidades de saúde do SUS para completar o esquema de vacinação. Entre os meninos, 1,6 milhões foram vacinados com a primeira dose, dada no ano passado. Dos casos de meningite contabilizados nos últimos 5 anos, 75% foram do tipo C. Ela apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com grande potencial epidêmico” – afirmou o ministro.

Noticia10/ascomPC

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…