Paulo Hartung quer ser vice presidente do Brasil, e ‘se lança’ como pré-candidato ideal
O governador Paulo Hartung (PMDB) vem trabalhando com a abertura de diversas alternativas políticas para 2018, uma delas tem ganhado eco nos meios políticos nacionais é a de que ele pode disputar a eleição como candidato a vice-presidente. A ideia lançada nos meios políticos se encaixa nas ações do governador. Desde que se elegeu, em 2014, Hartung vem criando condições para se fortalecer nacionalmente, rompendo a barreira política do Espírito Santo. A articulação poderia estar voltada para a disputa ao Senado, mas pode ter interesse em voos mais altos.
Um grande passo para essa possibilidade já está sendo dado com a possibilidade de saída de Hartung do PMDB, O governador estaria de malas prontas, esperando a criação do PL. Convidado pelo articulador do novo partido, o ministro das Cidades Gilberto Kassab, o governador pode ir para a nova sigla para fugir do desgaste político do PMDB, em nível nacional. O envolvimento do PMDB em escândalos em nível nacional, estaria levando o governador a repensar sua permanência na sigla.
Embora haja muitas críticas ao projeto do governador no Espírito Santo, ele tem conseguido por meio de uma forte estratégia de comunicação vender a ideia de que suas ações no governo tem conseguido fazer com que a crise não afete o Estado. Com isso, ganhou capital político para se inserir no debate nacional, se colocando como o único governador capaz de vender a crise.
Ele convenceu o cenário nacional de que sua experiência na área econômica foi o que tirou o Espírito Santo de um quadro de crise, ao assumir um Estado que estaria quebrado. Esse discurso fez com que ele angariasse um capital de nível nacional, que o torna atrativo para um palanque presidencial. Como vem de um estado com eleitorado pequeno, encabeçar a chapa poderia ser um risco alto, mas a vice passa a ser uma situação bem cômoda para o governador, que uma vez dentro do governo federal pode ampliar sua imagem em nível nacional.
A proposta que Hartung estaria levando para as lideranças nacionais é de ser um vice, com articulação política com os demais governadores. Hartung teria a função de circular pelo País, visitando os estados como uma espécie de consultor, replicando seu modelo de gestão baseado no corte de gastos – isso inclui a falta de atendimento às demandas de prefeitos e bases de deputados, além do corte no funcionalismo e no atendimento de serviços básicos –, além do implemento de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…