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Homem - 7 de junho de 2016

Padrões de beleza masculina mudam conforme o país

 

Alto, corpo definido, moreno e de olhos claros. Essa descrição de beleza masculina até pode soar bastante popular por aqui, mas está longe de ser unânime. O corpo “ideal” muda – e muito – conforme as diferentes culturas. Enquanto os brasileiros, por exemplo, consideram a tez bronzeada como um atributo positivo, na Coreia do Sul os cremes para clareamento de pele estão cada vez mais populares. Nos Estados Unidos, a pressão é para que os homens tenham um corpo musculoso. Entre os norte-americanos, não basta alcançar o peso ideal: é preciso exibir um abdômen definido. O mesmo padrão é também comum na Austrália.

Já a beleza masculina para os italianos envolve o cuidado na hora da escolha do look ideal. Eles valorizam outfits mais sofisticados, como ternos e mocassins. Além disso, são seguros ao usar coloridas e a se submeter a tratamentos estéticos. No Reino Unido, a barba tem um papel importante nos padrões de beleza masculina e os metrossexuais são bastante comuns. Além disso, pesquisas revelam que um em cada cinco britânicos possuem tatuagem.

Na Turquia, por sua vez, a percepção de masculinidade está ganhando novos ares. Hoje, cada vez mais, os turcos estão apostando em um comportamento mais sensível e romântico. Em relação à beleza, os serviços de depilação são os mais populares no país. a África do Sul, apesar de ser um país com quase 80% de população negra, os homens brancos ainda ocupam posição de destaque nas revistas de moda. No país, a beleza masculina preza mais a magreza que a definição muscular.

Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Synovate, comcerca de 10 mil homens e mulheres de 12 países diferentes, revelou que os italianos são considerados os homens mais bonitos do mundo, seguidos pelos americanos, pelos russos e pelos brasileiros. Além disso, o estudo afirma que o requisito mais importante é a higiene. Em segundo lugar na lista de requisitos ficou a autoconfiança. Já para aqueles que tanto se preocupam com o cabelo, fica a dica: a pesquisa mostra que apenas 1% dos entrevistados acredita que as madeixas são primordiais para considerar alguém atraente.

Produtos de beleza, procedimentos estéticos, atenção à alimentação. Esses e outros hábitos não se restringem apenas ao universo feminino. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37% dos entrevistados afirmaram consumir produtos e serviços de beleza. A média em outros países é de apenas 12%. Além disso, em outro estudo, conduzido entre junho de 2014 e junho de 2015, constatou-se que os homens já são responsáveis por 35% dos gastos com esse segmento.

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