Home Cidade e Região Minas Gerais Padre Paraíso: arte-manifesto de Gildásio Jardim é a nova revolução artística do Brasil à partir das “visões do vale do Jequitinhonha”
Minas Gerais - 23 de novembro de 2016

Padre Paraíso: arte-manifesto de Gildásio Jardim é a nova revolução artística do Brasil à partir das “visões do vale do Jequitinhonha”

 

Gildásio Jardim mora em Padre Paraíso, em MG, no Vale do Jequitinhonha. Diz-se viciado em cultura popular e desenvolve um trabalho de pintura sobre tecido estampado inspirado nas pessoas de sua comunidade. Gildáio Jardim é professor de geografia, coordenador do núcleo do centro audiovisual do Rede de Juventudes em Padre Paraíso e co-fundador da APACA,. O seu gosto pela ilustração começou cedo, em sua cidade natal, Joaíma. “Desde que me entendo por gente, desenho”, diz ele, em entrevista ao Polo Jequitinhonha. Aos 13 anos, pintou seu primeiro quadro e desde então, não parou. Gildásio tem predileção por retratar a realidade das pessoas simples. Em seus quadros, procura expressar a singularidade do Vale. A ideia é fazer uma fusão dos personagens com as estampas, que evocam sua infância na zona rural e a gente do sertão.

arte-gildasio-1

Entusiasta da cultura popular, como se denomina, filho de camponeses do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Gildásio Jardim desenvolve um trabalho de pintura sobre tecidos estampados, as chitas de florzinhas, bolinhas e xadrez que veste a gente pobre do sertão do Vale, remetendo-o a sua própria infância. Conseguiu se formar em Geografia, e hoje, paralelo a sua arte de pintar, dá aulas para adolescentes e promove oficinas de pintura. Crítico, usa a arte para expressar suas ideias e gerar debates.

O que muito se questiona sem muitas respostas por parte dos entusiastas da arte desse mineiro do Vale do Jequitinhonha é como que Gildásio Jardim tem ficado ainda meio restrito ao Vale do Jequitinhonha, como uma forma tão original e ao mesmo tempo excêntrica de reproduzir o simples ainda não está ocupando as grandes galerias do Brasil e do Mundo. Pouco ainda é dito ou escrito sobre o artista que tem revolucionado a forma como se faz arte, uma visão social replicada em telas tão coloridas quanto a felicidade do povo que Gildásio retrata.

arte-gildasio

“Nasci na zona rural do município de Joaíma, aqui no Vale, e até os nove anos de idade morei perto da comunidade de Jardineira, que hoje é um assentamento. Sou filho de trabalhador rural chamado de agregado, aquele que trabalha para os grandes fazendeiros. Somos uma família de sem terra, não do movimento, mas no sentido de agregados nas terras alheias, hoje moro na cidade de Padre Paraíso, aqui no Vale mesmo”. As  pinturas provocativas de Gildásio Jardim nos estimulam a olhar para a densidade colorida, multifacetada e dinâmica do Vale, em suas múltiplas nuances, padrões e texturas

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…